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segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Gol esclareçe dúvidas sobre o novo serviço de venda a bordo


gol Gol esclareçe dúvidas sobre o novo serviço de venda a bordo


Desde junho de 2009, além do serviço de bordo padrão, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes implementou em sete rotas (14 voos) o serviço de venda a bordo oferecendo opções de produtos de alta qualidade para a compra, como sanduíches, bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, doces, além de snacks de marcas conhecidas no mercado brasileiro.

O Serviço de Venda a Bordo ganhou repercussão especialmente após passageiros do voo 1667 da Gol no trajeto Recife-São Paulo terem se revoltado com a cobrança, há duas semanas, tendo inclusive iniciado um “abaixo assinado” coletando assinaturas contra o serviço pago. Na ocasião o comandante chegou a pedir para que a tripulação avisasse a passageira que liderava o protesto que iria pousar o avião no primeiro aeroporto para expulsá-la, mas não o fez.

Confira abaixo “Perguntas e Respostas”, divulgados no site da Gol, que esclarecem as principais dúvidas sobre este serviço, muito comum na aviação internacional e novidade para companhias brasileiras:

1. A venda a bordo substitui o serviço gratuito? A Gol vai parar com serviço grátis?
Não. Nos voos em que há venda a bordo, a empresa continua a oferecer o serviço gratuito. A venda é uma opção. Mesmo os passageiros que optem por comprar os produtos também têm direito ao serviço grátis. A ideia é oferecer algo novo aos passageiros: o direito de escolher, optar por um lanche diferente a um preço atraente.

2. Por que a Gol está vendendo o serviço de bordo? O que motivou a mudança?
Para dar uma nova opção ao passageiro. Recentemente, foram feitas pesquisas de satisfação com clientes Gol e o resultado mostrou que havia necessidade de oferecer algo novo nos aviões da companhia. Nessas pesquisas, principalmente nos voos domésticos, ficou claro que havia um desejo dos clientes: eles queriam algo novo, algo diferente. Isso motivou a Gol a procurar no mercado soluções que atendessem às expectativas e anseios de seus clientes, sem aumentar o custo da passagem aérea. O modelo de venda a bordo foi o escolhido, uma vez que já existe na Europa e nos Estados Unidos e, ao longo dos anos, vem demonstrando total aceitação entre os passageiros. Desse modo, a empresa tenta democratizar o serviço de bordo.

3. A venda a bordo é uma prática comum em outros países?serviço de bordo gol Gol esclareçe dúvidas sobre o novo serviço de venda a bordo

O modelo de venda a bordo foi o escolhido, uma vez que já existe na Europa e nos Estados Unidos e, ao longo dos anos, vem demonstrando total aceitação. A Gol traz a opção para que o cliente possa fazer essa escolha a bordo.

4. A novidade está em todos os voos da Gol?
A companhia começou a oferecer essa opção em sete rotas (14 voos), todos com mais de 1h30 de duração. O novo serviço está atualmente disponível em voos diários partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo) para Belém, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Salvador, mas já há o projeto de ampliá-lo para outros trechos da malha.

5. O que é oferecido nos voos em que há venda a bordo?
Sanduíches (quatro tipos, com composições diferentes, incluindo uma opção vegetariana e uma infantil), cerveja, refrigerantes, suco e água (com e sem gás), vinho, chocolates, snacks (como batata-frita e castanha de caju), além de café, bebida de chocolate e cappuccino. Também são oferecidos combos com preços atraentes, por meio dos quais o cliente poderá combinar até três tipos de produtos pagando menos por isso.

6. Como os passageiros são avisados sobre a existência do serviço?
Ao comprar sua passagem pela internet o passageiro é avisado sobre a opção de comprar serviço de bordo. É bom lembrar, novamente, que este é um serviço oferecido, por enquanto, em apenas 14 voos, sete linhas. Nesses voos, assim que o cliente finaliza a compra, um banner avisa sobre a existência do serviço opcional. O mesmo acontece no check in desses voos específicos. E nas locuções feitas pelas equipes de bordo onde há a venda a bordo.

7. Como é a forma de pagamento? Os clientes pagam via website ou a bordo?

A empresa está pronta para receber pagamento à vista, em moeda nacional (Real) e cartões de crédito, a bordo, durante o voo. Outros tipos de pagamento estarão também sujeitos à demanda dos clientes.

8. Os comissários deixam de cuidar da segurança do voo para vender produtos? Eles manipulam alimentos e dinheiro ao mesmo tempo?
A tripulação foi especialmente treinada para a venda a bordo. Continua priorizando, em toda a operação, a segurança e o bem estar de dos passageiros. O serviço de venda é feito de maneira dividida. O tripulante que recolhe dinheiro e efetua operações de pagamento não é o mesmo que distribui os lanches escolhidos pelos passageiros.

Meio Aéreo

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