A Gol teve lucro líquido de R$ 77,9 milhões no terceiro trimestre, revertendo prejuízo de R$ 510,7 milhões um ano antes, com forte influência da variação cambial sobre os ativos e passivos da companhia aérea em ambos os períodos.
O resultado financeiro nos três meses até setembro foi positivo em R$ 58,5 milhões, ante uma despesa líquida de R$ 556,3 milhões em igual intervalo de 2008.
A empresa teve lucro operacional pelo quinto trimestre consecutivo, registrando R$ 99,1 milhões de julho a setembro, com margem de 6,6%, ajudada pelas sinergias obtidas pela integração das malhas de Gol e Varig a partir do fim de 2008.
Apesar do lucro líquido e operacional, a receita da Gol totalizou R$ 1,5 bilhão de julho a setembro, abaixo de R$ 1,8 bilhão nos mesmos três meses de 2008.
A Gol atribuiu a queda na receita ao cenário de preços mais competitivos, sobretudo durante a segunda metade do terceiro trimestre, que levou o yield - preço pago por cliente por quilômetro - a registrar redução de 30,2% ante um ano antes.
Isso foi parcialmente compensado pelo aumento da demanda doméstica - de cerca de 31,3% na comparação anual - e maior da taxa de ocupação, que pulou de 58% para 67,6% nos voos dentro do País.
A companhia espera aumento do yield nos últimos meses de 2009, época tradicionalmente de fortes vendas de passagens aéreas devido às festas de fim de ano e ao verão.
A geração de caixa medida pelo Ebitdar - sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização, depreciação e leasing de aviões - ficou em R$ 298,7 milhões no terceiro trimestre, com margem de 20%. Um ano antes, o Ebitdar foi de R$ 253,7 milhões, com margem de 14,2%.
Demanda em alta
A empresa revisou para cima sua projeção de aumento da demanda no mercado aéreo interno, de avanço de 2% a 4% para alta de 10% a 14%.
Para 2010, a Gol ainda não forneceu uma estimativa de aumento da demanda, mas indicou que a expansão deverá seguir na casa de dois dígitos.
"De 2003 para cá a indústria vem crescendo de 3,5 vezes a 4 vezes o PIB. Dependendo da premissa para o crescimento do PIB, você pode projetar o crescimento da indústria (para 2010)", disse a jornalistas o presidente-executivo da Gol, Constantino Oliveira Jr.
Conforme o vice-presidente financeiro, Leonardo Pereira, apesar disso a empresa mantém o plano de encerrar o ano que vem com 111 aviões, apenas três a mais que no fim de 2009.
Segundo Pereira, a Gol tem espaço para ampliar o número de horas voadas por aeronave, atualmente em cerca de 12 horas, para até 14 horas. "Cada hora adicional voada implica um aumento de quase 10% na oferta", disse.
A Gol terminou setembro com caixa e disponibilidades de R$ 662,8 milhões. Incluindo o valor levantado pela empresa com uma oferta primária de ações concluída em outubro, o total subiria para quase R$ 1,3 bilhão, ou mais de 21% da receita líquida nos últimos 12 meses, disse Pereira.
Terra
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