O certificado permite que o novo jato possa voar no Brasil. O documento garante também que o modelo seja validado por outras autoridades aeronáuticas estrangeiras, informou a Anac em nota.
A entrega do certificado aconteceu na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), pela diretora-presidente da Anac, Solange Paiva Vieira.O processo de certificação segue as recomendações da Organização Internacional de Aviação Civil (Oaci) e, após concluído, comprova que a Anac verificou as condições da aeronave para operar com segurança.
Depois de 38 meses de trabalho de engenheiros, pilotos, inspetores e pessoal de suporte, o Phenom 300 cumpriu todos os requisitos de aeronavegabilidade exigidos pelas normas brasileiras e internacionais de aviação civil, acrescenta a Agência.A Federal Aviation Administration (FAA), órgão regulador da aviação civil nos Estados Unidos, deverá concluir a etapa de validação do certificado do jato da Embraer para aquele país nas próximas semanas, baseado no CHT concedido no Brasil. A validação pelo órgão regulador europeu (Easa) está prevista para 2010. As duas certificações permitirão a exportação e operação do Phenom 300 nos Estados Unidos e Europa.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário