A Cessna Aircraft Company anunciou nessa segunda-feira, dia 18 de outubro, durante a convenção anual da NBAA 2010 o lançamento do Citation Ten, uma maior e mais avançada versão do jato executivo certificado mais veloz do mundo, o Citation X. O lançamento também marca a primeira apresentação do conjunto de aviônicos Garmin G5000 e um avançado sistema de gerenciamento de cabine exclusivo da Cessna, e além disso apresenta motores mais potentes e mais eficientes da Rolls-Royce.Confira a seguir o vídeo da apresentação da nova aeronave executiva da Cessna durante a NBAA 2010.
“O lançamento do Citation Ten é um exemplo de nosso comprometimento, repetido através da recente recuperação, no desenvolvimento de novos produtos, e é o sinal que nós pretendemos fazer o que nós precisarmos fazer para manter a posição de liderança na indústria de aviação geral,” disse Jack Pelton, Presidente e CEO da Cessna. “Nós criamos uma equipe com a Garmin e a Rolls-Royce para conceber uma combinação quase perfeita de velocidade, desempenho, facilidade de operação e produtividade em apenas uma aeronave – o Citation Ten.”
O primeiro voo do novo Citation Ten será no final de 2011, com a certificação e a primeira entrega em 2013.
O Citation Ten apresenta uma fuselagem 15 polegadas maior com maior espaço interno, winglets para um desempenho mais eficiente, um novos sistema elétrico, duas baterias de lítio-ion, novos aviônicos, autothrottle, um interior da cabine completamente reprojetado com novas poltronas e melhorias, e um sistema de gerenciamento de cabine baseado em fibra ótica projetado pela própria Cessna, incluindo a mais recente opção de entretenimento facilitando a produtividade a bordo e a conectividade.
O desempenho também foi melhorado com um aumento da autonomia em 211 milhas náuticas (391 km) numa velocidade máxima de cruzeiro, um aumento de 214 libras na carga máxima e uma maior razão de subida até o nível de 45.000 pés.
O Citation Ten utilizará os novos motores turbofan Rolls-Royce AE 3007C2, cada um com um empuxo de 7.034 libras. Isso oferece ao Citation Ten 4% a mais de potência na decolagem, 9% de melhoria na razão de subida, 7% de melhoria na velocidade de cruzeiro e uma adicional melhoria de 1,4 no consumo eficiente de combustível. Os motores devem ser certificados em 2013, antes da certificação do jato executivo.
loucos por aeromodelismo
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