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quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SNA alerta aeronautas sobre propostas do Sneta




O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) participou, nesta segunda-feira (18), de reunião convocada pelo Sindicato Nacional de Táxi Aéreo (Sneta) que teve o objetivo de apresentar as propostas construídas e encaminhadas pela entidade patronal.

O Sneta, presidido pelo comandante José Afonso, conhecido pela maioria dos pilotos brasileiros, de olho na expansão do setor por conta da exploração do pré-sal no Brasil, propôs contratar pilotos estrangeiros. Para isso, tomou a iniciativa de procurar o deputado Rodrigo Loures (PMDB-PR), relator do Projeto de Lei 6716/2009 que trata da mudança do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), para mudar o artigo 158 que permitiria a contratação de profissionais de aviação de outros países por cinco anos.

Os diretores do SNA presentes na reunião – Graziella Baggio e Bona – e a assessoria jurídica repudiaram a forma, o conteúdo e a insensatez da proposta e, ainda, pela preocupação do Sneta, caso o artigo seja aprovado como proposto pelo relator, em ter que pagar o mesmos salários aos pilotos brasileiros no caso dos estrangeiros exigirem valores superiores ao praticado no Brasil. Além disso, o Sneta sugeriu um acordo junto ao SNA para ampliar as horas de trabalho/voo dos pilotos das aeronaves de asa fixa pertencentes ao táxi aéreo.

Portanto, as revelações do Sneta só fortalecem a posição de que os aeronautas devem estar unidos para evitar a alteração do CBA e, ainda, exigir mais investimentos dos empresários na formação de mão-de-obra, já que mais de 500 novos pilotos brasileiros foram disponibilizados no primeiro semestre de 2010 para o mercado de trabalho.

Mais uma vez, convocamos os trabalhadores e as trabalhadoras da aviação civil a lutarem contra o descumprimento da Regulamentação Profissional do Aeronauta e da Convenção Coletiva de Trabalho por parte das empresas denunciando ao sindicato.
O SNA não permitirá tamanho desrespeito. Afinal, o setor sempre pagou baixos salários e aproveitou ao máximo pilotos da Força Aérea, Exército e da Marinha que já estavam na reserva e aposentados. Desta forma, mantiveram o pior salário do setor da aviação e agora pretendem não investir na formação da mão-de-obra e, com isso, buscar solução para viabilizar sempre o maior lucro através da tentativa de contratar pilotos estrangeiros e talvez até baratear ainda mais a mão-de-obra dos pilotos brasileiros.
O SNA registrou na reunião que não abre mão dos direitos da categoria garantidos por lei. Vamos lutar por condições mais humanas, melhores salários e lutaremos em todas as instâncias para evitar a modificação do artigo 158 do CBA. A única ação permitida e autorizada pelo SNA seria a recontratação dos mais de 500 pilotos brasileiros que atuam fora do País.

AERONAUTAS, o jogo está sendo jogado pelas empresas.

Atenção, vamos nos organizar e impedir tais mudanças e EXIGIR respeito!

sna

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