Depois de uma semana conturbada, a situação dos voos da companhia aérea Webjet começa a ser normalizada. Dos 40 voos da Webjet previstos entre as 0h e as 10h desta sexta-feira (1º), nenhum atrasou mais de meia hora e dois foram cancelados (5% do total), segundo balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Considerando todas as companhias aéreas, dos 762 voos programados no mesmo período, 28 atrasaram mais de 30 minutos (3,7%) e 43 foram cancelados.
Em nota, a Webjet disse que "opera normalmente a malha aérea prevista para esta sexta-feira, 1º de outubro, tendo solucionado completamente as questões que a fizeram cancelar parte de seus voos durante esta semana". A companhia ainda afirmou que "lamenta os inconvenientes causados aos seus clientes".
Problemas
Os problemas começaram na segunda-feira (27). Nesse dia, dos 140 voos da companhia em todo o país, 39 atrasaram e 53 foram cancelados. Muitos passageiros enfrentaram filas e ficaram irritados. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu suspender a venda de bilhetes da companhia aérea de voos programados até o fim da semana.
Em nota divulgada na segunda, a assessoria de comunicação da Webjet afirmou que a companhia foi obrigada a reduzir o número de voos para cumprir a lei que regula os limites de trabalho dos aeronautas. A empresa afirmou ainda que já está contratando novos profissionais para atender à alta demanda.
O Ministério Público Federal do Distrito Federal instaurou inquérito civil público, na quarta-feira (29), com o objetivo de apurar as causas e as responsabilidades dos atrasos e cancelamentos dos voos da Webjet. O MP pede explicações para a empresa e também para a Anac. Ambas terão prazo de dez dias para se manifestar.
g1
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