Animado, o vocalista Adam Levine postou uma foto dele ao chegar ao país e aproveitou para agradecer a gentileza.
"Queridos do U2, obrigado por nos emprestar o avião. É incrível", tuitou.
WELCOME ABOARD Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo, postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!! SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
Animado, o vocalista Adam Levine postou uma foto dele ao chegar ao país e aproveitou para agradecer a gentileza.
"Queridos do U2, obrigado por nos emprestar o avião. É incrível", tuitou.
«Estamos bem apetrechados nos aeroportos», disse a ministra, rejeitando assim a proposta avançada na terça-feira pelo presidente da Associação dos Aeroportos Alemães, Christoph Blume, para tornar mais eficazes as medidas contra o terrorismo.
Na opinião da ministra da Justiça, que é do Partido Liberal, a divisão de passageiros em perfis de risco viola o princípio da igualdade a nível nacional e europeu.
Diário Digital / LusaRIO - O Sindicato Nacional dos Aeronautas, os sindicatos de aeroviários e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil irão reunir-se nesta quarta-feira, às 14h, com representantes do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA).
A reunião, na sede do sindicato patronal, na Avenida Marechal Câmara, nº 160, sala 1734, Centro do Rio de Janeiro, representa a retomada das negociações da campanha salarial das categorias. Até o momento, aeroviários e aeronautas defendem 13% a 15% de reajuste nos salários e cerca de 30% de reajuste sobre os pisos e demais itens econômicos. As empresas oferecem 8% de aumento salarial.
Na quinta-feira, está prevista audiência no Ministério Público do Trabalho, em Brasília, às 14h.
JB
O jato executivo da Honda, o HondaJet, realizou seu primeiro voo no dia 20 de dezembro. (Foto: Honda Aircraft)
A Honda iniciou nessa segunda-feira, dia 20 de dezembro, os testes em voo de sua primeira aeronave executiva, o HondaJet, com um primeiro voo realizado a partir do Aeroporto Internacional Piedmont Triad em Greensboro, Carolina do Norte, onde está situada a unidade sede da Honda Aircraft Company. A aeronave de US$ 4,5 milhões deve alcançar sua certificação da FAA em 2012.
O primeiro voo teve duração de 51 minutos, durante o qual foram testadas as características e desempenho da aeronave em voo e onde os sistemas básicos foram checados. As informações registradas no voo foram enviadas em tempo real para a unidade da empresa na Carolina do Norte.
As primeiras unidades do novo jato devem ser entregues para os clientes no terceiro trimestre de 2012, dois anos depois do originalmente previsto. A Honda Aircraft não especificou quantas encomendas do HondaJet foram feitas, mas acredita-se que passem de 100.
O HondaJet deve começar a ser fabricado em série em 2012, na nova fábrica da Honda Aircraft em Greensboro. (Foto: Honda Aircraft)
A Honda Aircraft emprega cerca de 500 pessoas em Greensboro, e deve crescer para 600 quando a unidade começar a produzir em série a nova aeronave em 2012. A nova fábrica deve estar pronta no começo de 2011.
Mais quatro aeronaves HondaJet devem ser preparadas para participar do programa de certificação. A segunda aeronave está quase pronta e a terceira deve ficar pronta no começo de 2011.
CAVOK
Depois de garantir este ano o que talvez seja o melhor desempenho de sua história, a aviação comercial brasileira prepara-se para desacelerar em 2011, mas com recomposição de tarifas, que estiveram em baixa nos últimos dois anos por causa de sucessivas guerras tarifárias.
O consultor aeronáutico Paulo Bittencourt Sampaio diz que a alta de 23,4% na demanda doméstica em 11 meses já é a melhor performance em 50 anos. Segundo ele, o fluxo de passageiros deverá crescer entre 12% e 15% no ano que vem, mesma projeção de executivos do setor.
"Vamos ter esse recuo na demanda aérea porque vai haver um reequilíbrio da política econômico-financeira do governo, com o PIB crescendo menos em 2011", afirma Sampaio. Segundo ele, a recomposição dos preços das tarifas se dará, também, porque será essa a estratégia da TAM e Golque, juntas, respondem por pouco mais de 80% do fluxo de passageiros no país.
"Estamos na fase final de aprovação do orçamento. Assim que ele for aprovado, vamos divulgar o nosso 'guidance' [projeções], mas seguramente estamos pensando num número acima de 12% para o ano que vem", afirma o presidente da TAM, Líbano Barroso.
O executivo afirma que em 2011 vai operar com um plano conservador de expansão de frota. A TAM vai acrescentar a sua frota sete aeronaves, "um número pequeno", segundo Líbano. A rival Gol, por sua vez, trará apenas quatro aviões.
"Ainda não divulgamos o 'guidance', mas geralmente o volume de passageiros cresce três vezes o crescimento do PIB. Não devemos muito fugir disso", afirma o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Jr.
Por essa regra, a expansão da demanda aérea no ano que vem deverá situar-se em até 13,5%, já que o governo fala em crescimento de 4,5% do PIB em 2011. "Temos um plano de crescimento conservador, que prevê uma utilização maior do avião", acrescenta Constantino.
A terceira maior companhia aérea brasileira em fluxo de passageiros transportados, a Azul, também acredita em crescimento em 2011. E confirma que deverá ser um ano de "yield" (índice de rentabilidade que baliza reajustes de tarifas) em ascensão.
"Esperamos um ano de crescimento vigoroso, ainda que ligeiramente mais modesto do que em 2010. Quanto ao preço das passagens, acreditamos na manutenção dos patamares atuais, com espaço, talvez, para uma discreta recomposição de preços", afirma o diretor de comunicação e marca da Azul, Gianfranco Beting.
A Azul tem um dos planos mais agressivos de ampliação de frota em 2011, com a previsão de entrega de 12 aeronaves da Embraer, modelo 195.
A Webjet, quarta maior companhia no mercado doméstica, vai repetir o plano de frota de 2010, quando incorporou três aviões da Boeing, modelo 737-300. Quem revela os planos é o novo presidente da empresa, Fábio Godinho.
"Estamos fechando o ano de 2010 com 90% mais passageiros transportados do que em 2009. Acreditamos que a demanda continue em crescimento no ano de 2011 e que a Webjet, em especial, cresça novamente mais do que a média do mercado", diz o executivo.
A Avianca Brasil, por sua vez, vai trazer seis aviões da Airbus, entre os modelos A319 e A320. "Quando se prevê um aperto no crédito, entende-se que vai ter uma pequena diminuição na demanda", diz o presidente da Avianca Brasil, José Efromovich. Ele se referiu ao aperto no crédito já anunciado pelo ministro Guido Mantega para combater a inflação em 2011.
Na opinião do executivo, o fluxo de passageiros transportados em 2011 deverá ficar em cerca de 15%. "Estamos focados no nosso plano de crescimento em 2011. Para quem voa com 17 aviões, seis é bastante coisa", diz Efromovich. Segundo ele, no ano que vem a Avianca deverá operar mais quatro destinos, dois no país e outros dois no exterior.
SNA
Decisão se deve a relatório do governo segundo o qual País está na iminência de crise “brutal” no setor aéreo, o que desaconselha mudança estrutural agora.
A presidente eleita, Dilma Rousseff, desistiu de criar o ministério de Portos e Aeroportos para entregar ao PSB por conta de um informe do serviço de informação do governo. O relatório diz que o País está na iminência de enfrentar uma crise “brutal” no setor aéreo, inclusive com a paralisação de vários serviços e companhias, o que desaconselha qualquer mudança. A aérea continuará sob o comando do Ministério da Defesa.
Dilma esteve nesta terça-feira, 21, com o ministro Nelson Jobim. Os relatos que chegaram à presidente eleita e também foram repassados ao PSB indicam grave risco de caos aéreo nos próximos dias e que essa situação deve prosseguir durante o ano novo e avançar até o fim das férias de verão.
Consultadas pelo Estado, fontes do setor confirmam que o fim de ano será tumultuado nos aeroportos. As fontes informam que há expectativa de “tumultos, piquetes e muitos atrasos”.
Diante disso, Dilma e o PSB consideraram melhor manter a Secretaria de Portos como funciona hoje e deixar para criar o futuro ministério para depois. A pasta será entregue a Leônidas Cristino, prefeito de Sobral eleito e reeleito com apoio do governador do Ceará, Cid Gomes, e do deputado Ciro Gomes. Antes da indicação ao ministério, Cristino estava cotado para o secretariado de Cid, como coordenador das obras da Copa de 2014.
Cota
Sem ocupar o espaço desejado, o PSB recebeu a confirmação de que sua cota se resumirá ao Ministério da Integração Nacional e à Secretaria de Portos. Dilma reuniu-se ontem com o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, e Cid Gomes. Para a Integração Nacional, foi designado o ex-prefeito de Petrolina, Fernando Bezerra Coelho, indicação do presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
A definição não satisfaz a bancada do partido no Congresso, que também desejava indicar representantes para o ministério. Antes da escolha de Cristino, os nomes dos deputados Márcio França (PSB-SP) e Beto Albuquerque (PSB-RS) haviam sido cotados para o cargo.
Dilma já havia deixado claro que não ampliaria a fatia da legenda no bolo ministerial anteontem, em reunião com a cúpula do PSB. Na ocasião, a eleita defendeu “equilíbrio” na representação dos partidos aliados na Esplanada, observando a necessidade de deixar espaços para acomodar o próprio PT.
poder aéreo
Manifestantes promovem protesto no Santos Dumont: categoria ameaça entar em greve nesta quinta-feira | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Rio - Um grupo de 60 manifestantes realiza piquetes na porta do aeroporto Santos Dumont, no Centro, desde as primeiras horas da madrugada desta quarta-feira. A situação começa a se normalizar, mas houve tumulto porque alguns empregados tiveram dificuldades para seguir para o trabalho. Onze voos foram cancelados no terminal.
Representantes do Sindicato dos Aeroviários que organizam o protesto confirmam uma paralisação nos aeroportos de todo o país nesta quinta-feira. A greve será em reivindicação por reajustes salariais entre 13 e 15%.
Os aeroviários e aeronautas afirmam que tentam, sem sucesso, entrar em negociações com a categoria patronal desde o dia 30 de setembro. Nesta terça-feira, diretores do sindicato chamaram representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) - órgão regulador do transporte aéreo - para uma reunião, mas nenhum convidado compareceu.
A Anac informou que a solução para as questões apresentadas pelo Sindicato dos Aeroviários deve ser apresentada pelas próprias companhias aéreas. Diante da ameçada de greve, o Ministério da Defesa já mobilizou pessoal e pediu também reforço na segurança da Infraero para evitar possíveis tumultos nos aeroportos do país nesta quinta-feira.
Aeroporto parado por duas horas
Nesta manhã, policiais do 13º BPM (Tiradentes) foram chamados para conter os manifestantes. Segundo a corporação, no momento, o protesto é pacífico e não há registro de danos materiais ou agressões. No aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim ,a situação é normal e não há piquetes.
Os manifestantes conseguiram adesão da categoria e por duas horas o aeroporto Santos Dumont teve seus serviços paralisados. De acordo com a Infraero, até às 10 horas 11 voos foram cancelados por conta da confusão.
o dia online
O AVIÃO JÁ TINHA DECOLADO!!!!!!!
ISTO É INCRÍVEL!!!!!!
http://eptv.globo.com/noticias/NOT,2,2,328516,Passageiros+sao+esquecidos+em+aeroporto++.aspx
Vinte e oito passageiros foram “esquecidos” no aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, nesta terça-feira (21) à tarde. Eles estavam em um voo da Webjet que partiria para Salvador e alegam que não foram avisados de uma mudança no portão de embarque.
De acordo com a empresa, os passageiros foram comunicados pelo sistema de som em quatro oportunidades, mas não compareceram ao embarque. A companhia diz ainda que os demais 101 passageiros viajaram normalmente.
“Se tivesse só uma pessoa ou duas que não tivesse ouvido, tudo bem. Mas tem mais de 40 (na verdade, foram 28) que não ouviram”, diz o aposentado José Antônio Resende, que irá passar o Natal na capital baiana, ao lado da mulher.
Quarenta e três voos da companhia aérea LAN Argentina foram cancelados, na terça-feira, devido a uma greve dos comissários de bordo da empresa de bandeira chilena com sede em Buenos Aires.
Em seu site, a LAN informou que 'todos os voos domésticos e internacionais deste dia 21 de dezembro foram cancelados'.
Entre os doze voos internacionais que estavam programados para decolar, dois eram para São Paulo. A paralisação começou às quatro da manhã e continuava no fim da noite, com cerca de seis mil passageiros afetados.
O protesto foi anunciado pela secretária geral da Associação de Tripulantes de Bordo de Passageiros de Empresas Aéreas (ATCPEA, na sigla em espanhol), Paula Marconi.
'A empresa não atendeu nossas demandas e a greve vai continuar até que a companhia garanta o cumprimento do nosso acordo', disse.
Os trabalhadores da LAN reclamam de 'violação dos tempos máximos de serviço nos voos', estabelecidos por convênio de trabalho, e argumentam que um acordo recente com a empresa não teria sido obedecido.
'Incompreensível'
Num comunicado, a empresa disse que a greve é 'incompreensível' porque a companhia e os trabalhadores teriam assinado acordo em novembro com aumento salarial de 30% para a categoria.
O porta-voz da LAN Argentina, Pablo Querol, disse ainda que os comissários de bordo pedem que integrantes de outros sindicatos da categoria 'Associação de Areonavegantes' (AAA) não embarquem nos voos da empresa.
'Eles estão pedindo à nossa companhia que discrimine, que não permita que viajem no mesmo avião tripulantes de outros sindicatos', disse.
Recentemente, um conflito sindical semelhante teria sido um dos motivos da paralisação dos voos da companhia Aerolíneas Argentinas.
O cancelamento dos vôos da LAN provocou reação indignada dos passageiros diante das câmeras de televisão do país.
Segundo a emissora de televisão TN (Todo Noticias), os controladores de voo teriam iniciado uma operação tartaruga em apoio aos trabalhadores da LAN e por isso voos internacionais estariam saindo com meia hora de atraso do Aeroparque - aeroporto local que recentemente passou a realizar voos para os países vizinhos, como o Brasil.
g1
A Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) condenou o hotel pela adoção de práticas irregulares na demissão de trabalhadores da empresa. Inicialmente, a condenação recaia sobre todas as empresas do Grupo Canhedo. No entanto, após um recurso ajuizado pela defesa de Canhedo, apenas o hotel de Brasília foi condenado.
“Arbitro a indenização por danos morais em R$ 2 milhões, valor tido como razoável e suficiente à reparação por critérios de prudência e razoabilidade, valor a ser revertido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador”, afirmou o desembargador Ribamar Lima Junior em seu voto.
Segundo o MPT, a empresa se valia da Justiça do Trabalho para homologar acordos prejudiciais aos trabalhadores, ou seja, configurando fraude trabalhista. Os funcionários eram orientados a ajuizarem ações para recebimento dos valores que lhe são devidos, pagar as verbas rescisórias nos prazos legais e ainda se abster de despedir trabalhadores por justa causa sem que tenham praticado atos que justifiquem esse tipo de demissão.
“A lide simulada desprestigia a Justiça e prejudica o trabalhador. A condenação por dano moral coletivo em valor expressivo, além de ter caráter reparatório tem função pedagógica”, sintetiza a procuradora Ana Cláudia Monteiro.
Procurado pela reportagem, um representante do Hotel Nacional disse que “a empresa não tem conhecimento do assunto” e, portanto, não indicou o responsável pelo caso.
Paris Hilton e namorado Cy Waits tiveram que ser retirados às pressas de um avião no Aeroporto de Los Angeles, nesta terça-feira. Segundo o site americano “TMZ”, o fato aconteceu depois que a tripulação da aeronave descobriu que um dos passageiros portava uma faca serrada.
"O avião ia decolar quando a segurança fez todo mundo descer porque acharam um cara com uma faca grande a bordo. Assustador que aquilo tenha chegado ao avião", escreveu Paris no Twitter.
Cerca de uma hora depois, ela e os outros passageiros embarcaram novamente no avião.
E O TAL DO TSA ?
e-band
Aeronautas e aeroviários não chegaram a um acordo com as companhias aéreas, ontem, em reunião no Ministério Público do Trabalho (MPT) para evitar a paralisação do setor a partir de amanhã.
O Ministério da Defesa avisou que vai endurecer em caso de greve no setor por considerar que esta é "uma questão de interesse nacional". O ministro Nelson Jobim determinou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) dobre os esforços na fiscalização das companhias aéreas e já avisou que, se houver tumulto nos aeroportos, os sindicatos receberão multas pesadas.
Para isso, o governo já tem pronta, em mãos, para ingressar na Justiça a qualquer momento, uma medida cautelar para punir os representantes sindicais das categorias. Na visão do Executivo, eles estão fazendo "terrorismo" porque sabem que os prejudicados serão terceiros. O governo quer evitar um novo caos aéreo, o que deixaria uma marca na gestão Lula justamente em seus momentos finais. O ministro da Defesa tem reiterado que é preciso garantir o direito dos passageiros de voar.
Segundo o procurador-geral do Trabalho, Otavio Brito Lopes, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) mantém plantão para julgar qualquer medida cautelar que possa ser impetrada pelo governo ou por outra parte prejudicada. "É óbvio que uma greve amanhã vai causar inconveniências para a sociedade, mas há o compromisso dos trabalhadores de que a paralisação, assegurada constitucionalmente, ocorrerá dentro da normalidade."
Os aeronautas exigem um reajuste de 15% e os aeroviários, de 13%, mas a proposta apresentada pelos empresários é da correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é de 6,08%, mais meio ponto porcentual de ganho real, o que resulta em 6,58%.
O consultor do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), Odilon Junqueira, disse que a proposta de aumento salarial de 6,08% foi a "única possível", mas os empresários também propuseram antecipar um novo reajuste para maio de 2011. "Não podemos deixar a sociedade refém de uma situação como essa." Já o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Marcelo Schmidt, disse que a proposta apresentada pelos empresários foi uma "provocação".A cantora Madonna acabou irritando os passageiros de um vôo em Londres, devido a nevasca que está atingindo a Europa, os passageiros do avião tiveram que esperar a liberação da pista que estava coberta de gelo. Enquanto isso Mad fez questão de praticar yoga ali mesmo, dentro do avião só pra matar o tempo.
A cantora aguardou apenas uma hora para desembarcar, enquanto o restante da tripulação esperou três horas para sair do avião o que deixou todos indignados! Um passageiro disse ao Daily Mail: “Um ônibus chegou e levou ela e sua equipe para fora do avião. Pareceu muito injusto, ela não é o presidente ou algo do tipo.”
Isso é Europa! Se fosse aqui no Brasil (como já dizia Sylvester Stallone) todos estariam eufóricos, tentando de alguma forma entrar na primeira classe para ver a Mad yogando! E teriam esperado as três horas sorridentes e loucos para contar o fato pros amigos!
jornal espalha fatoSe você já não se sente bem ao viajar de carro ou ônibus, deve tomar alguns cuidados para evitar constrangimentos no avião. Maximo Asinelli, médico Civil da Aviação credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e com Curso de fisiologia de vôo no Centro de medicina Aeroespacial (CEMAL), recomenda cortar do cardápio alimentos gordurosos, condimentos, refrigerantes e líquidos em excesso.
“Sentar próximo as asas também é uma boa dica para reduzir o enjoo, pois é o local mais estável do avião, reduzindo as chances de acontecer náuseas.
fotos antes e depoisA corporação havia solicitado a doação permanente do avião e por conta desse processo, a Justiça Federal determinou a perícia, que ocorreu nesta terça.
Uma decisão inédita do Superior Tribunal de Justiça (STJ) garantiu o direito à indenização à irmã de uma vítima do acidente aéreo envolvendo o avião da Gol Linhas Aéreas e o jato Legacy, em setembro de 2006. Pela decisão, ela receberá R$ 120 mil por danos morais da Gol.
Antes dessa decisão, as empresas aéreas fechavam acordo apenas com pais, filhos ou companheiros das vítimas. A decisão abre um precedente importante: além de fechar acordo com os pais da vítima, as empresas poderão ser obrigadas a pagar indenização para outros parentes.
Mas a decisão tem peculiaridades e não serviria, portanto, para todos os casos. Nesse caso, a vítima do acidente era jovem e irmão único da beneficiária. Além disso, ela anexou ao processo fotos que comprovavam forte vínculo afetivo entre os dois. Foi com base nesses detalhes que o STJ garantiu a ela a indenização.
V.R.O. entrou inicialmente com pedido de indenização no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Na primeira instância, ganhou o processo e o direito a receber R$ 80 mil da empresa por danos morais. Insatisfeita com o valor, ela recorreu ao STJ. O relator do processo, ministro Luís Felipe Salomão, concordou com o pedido e elevou o valor para R$ 190 mil. Ele argumentou que vários precedentes do tribunal permitem que pessoas peçam indenização pela morte trágica de seus irmãos.
Foi então a vez da Gol protestar - ainda no STJ. No processo, a empresa argumentava que esses processos já julgados não eram idênticos ao caso. Nesse, informava a empresa, os pais da vítima já haviam sido indenizados e não seria razoável que a empresa fechasse um acordo e agora fosse obrigada a pagar uma indenização para a irmã. A tese da empresa não vingou. Os ministros da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça rejeitaram unanimemente o recurso. Mas o ministro Luís Felipe Salomão concordou em reduzir o valor da indenização para R$ 120 mil, acrescidos de juros e correção monetária. O Estado de S. Paulo.Quem deseja seguir carreira na Aeronáutica poderá ter uma boa oportunidade em breve. A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a criação de 100 cargos de controlador de tráfego aéreo. Segundo o Projeto de Lei 3.943/08, o salário para a função é de R$ 3.417.
Para ser controlador, é necessário ter formação intermediária. De acordo com o PL, o impacto orçamentário anual após o preenchimento dos cargos será de R$ 5.781.506,26. A matéria deve ser encaminhada para avaliação do Senado Federal caso não existem recursos na votação do Plenário da Câmara.
Concurso anterior
A última seleção promovida pelo Ministério da Defesa para o cargo de controlador aconteceu em 2009, quando 160 profissionais foram contratados. Para participar, foi necessário ter idade entre 17 e 24 anos e altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens. Os candidatos foram submetidos a exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e teste de avaliação do condicionamento físico.
Confira aqui mais informações sobre o projeto.
Correioweb
Uma reunião de mais de três horas entre representantes de sindicatos de trabalhadores dos aeroportos e das empresas de aviação terminou sem acordo nesta terça-feira. Com isso, a ameaça de paralisação dos funcionários na próxima quinta-feira está mantida.
"As empresas aéreas receberam nossa pauta em setembro e só vieram avaliar agora. Por isso, já convocamos o trabalhador aeroviário a, no dia 23, parar com suas atividades e contribuir com seu destino", disse Marcelo Schmidt, do Sindicato Nacional dos Aeroviários.
Segundo ele, a greve deverá ocorrer ao longo de todo o dia 23, mas é possível que seja realizada em intervalos determinados, atrasando os voos, mas não os interrompendo. "Os passageiros precisam ter paciência, porque os trabalhadores estão no limite e isso compromete a segurança. Os passageiros chegarão ao seu destino, mas não chegarão no seu horário."
A tentativa de negociação foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho, com a participação de representantes do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), Sindicato Nacional dos Aeroviários (funcionários que atuam em terra) e do Sindicato Nacional dos Aeronautas (pessoal que atua em voos).
"As categorias devem continuar negociando. Há prazo suficiente para negociação até o dia 23. Mas percebi que ainda há um distanciamento muito grande entre as propostas das empresas e as dos trabalhadores", avaliou o procurador-geral do trabalho, Otavio Brito.
As empresas passaram sua oferta de reajuste de 6,08% para 6,5%. Propuseram ainda antecipar a data-base de reajuste para maio de 2011. "Fizemos isso porque não se pode deixar a sociedade refém em uma situação dessas. Não há o menor cabimento fazer uma greve no dia 23 de dezembro, por tudo o que representa o Natal", disse Odilon Junqueira, do Snea.
Questionado sobre um plano B para o caso de greve, o representante do Snea descartou a possibilidade de paralisação. "Nós confiamos no elevado espírito profissional dos trabalhadores".
Os aeroviários querem aumento de 13% mais alta de 30% no piso salarial. Os aeronautas cobram aumento de 15%. E consideram a nova proposta dos empregadores fora de cogitação. "Foi uma provocação", disse Schmidt.
A American Express e a United Airlines firmaram uma parceria que possibilitará aos clientes do cartão uma passagem grátis para um acompanhante na compra de outra.
A promoção é válida para voos com origem em São Paulo e Rio de Janeiro e destino na América do Norte.
Quem comprar uma passagem com esse itinerário que seja na primeira classe ou na executiva, ganha outra para a mesma classe e mesmo voo. O bilhete deve ser emitido em nome do titular do cartão ou de seus adicionais e a adesão estará sujeita a disponibilidade. A data final para compras é 31 de dezembro de 2010 e só fazem parte da promoção voos da United.
mundo do marketing
|
O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) divulgou nota hoje sobre as negociações salariais envolvendo os aeroviários e aeronautas. As duas categorias pretendem paralisar suas atividades na véspera do Natal, o que poderá ocasionar um caos aéreo.
Abaixo, leia a íntegra da nota:
Em respeito aos passageiros e ao público, tendo em vista a ameaça feita pelos sindicatos que representam os aeroviários e os aeronautas de paralisar suas atividades às vésperas do Natal, o SNEA esclarece que:
1. As duas categorias já receberam este ano o reajuste salarial de 6,08%, referente à inflação do período medida pelo INPC ( índice Nacional de Preços ao Consumidor). Esse reajuste já está sendo pago às duas categorias, no 13º e no salário de dezembro.
2. A indústria de transporte aéreo, concedeu nos últimos cinco anos 6% de ganho real (33,8% de reajuste para uma inflação de 26,7%), não podendo, nesse momento, tendo em vista os índices propostos (15% e 13%), assumir compromissos deste porte que, aí sim, poderiam colocar em risco o emprego de milhares profissionais das duas categorias.
3. Para evitar transtornos aos passageiros e seus familiares, neste momento em que aumenta o tráfego aéreo e o movimento nos aeroportos, o SNEA considera que as negociações ainda podem evoluir e qualquer paralização que venha a prejudicar as operações, é prematura e inoportuna.
O SNEA lamenta a intransigência dos sindicatos dos aeroviários e dos aeronautas e espera que, evitando a radicalização, não prejudiquem aos passageiros e suas famílias, a quem devemos todo respeito e consideração, no momento em que se preparam para comemorar as festas de final de ano e iniciar seus períodos de férias.
Em primeira instância, o tribunal tinha condenado a transportadora Continental e um dos seus empregados.
O Ministério Público recorreu da sentença anterior pronunciada pelo Tribunal de Pontoise, nos arredores de Paris, que não condenou os responsáveis franceses pela segurança do avião supersónico, segundo o diário.
iol
Um acidente na manhã desta terça-feira (21) com um helicóptero da empresa aérea Fly One, modelo Jet Ranger, deixou uma pessoa morta e outra ferida em um terreno nas proximidades do Aeroclube de Aracaju (SE).
Morreu no acidente o coronel Dionísio Bonfim, 65 anos, que ainda foi resgatado com vida, mas não resistiu aos ferimentos. O co-piloto Ives Montecosta, 31, ficou ferido e está internado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
Segundo informações do Corpo de Bombeiros local, o helicóptero perdeu o controle e tentou fazer um pouso forçado.
As investigações serão realizadas pelo II Comando Aéreo Regional (Comar), localizado em Recife. Técnicos da unidade chegarão à tarde na capital sergipana.
uol
Saiba quais foram as 10 maiores tragédias aéreas da década
Em fevereiro de 2003, a queda de um avião militar iraniano Iliushin no sudeste do Irã deixa 302 mortos. De fabricação russa, a aeronave levava, em maioria, membros da Guarda Revolucionária do Irã. O acidente foi registrado entre as cidades de Zahedan, na fronteira com o Paquistão, e Kerman, a 800 quilômetros de Teerã.
Em junho de 2009, o voo entre Rio de Janeiro e Paris não chegou ao fim -- o Airbus A330 da Air France caiu no oceano Atlântico, na costa de Pernambuco, e deixou 228 pessoas mortas. A quinta etapa de buscas no oceano está prevista para começar em fevereiro de 2011.
Em maio de 2002, no estreito de Taiwan, a queda de um Boeing B747-209B da China Airlines matou todas as 225 pessoas a bordo. A aeronave cobria o trajeto entre Taipé e Hong Kong e desapareceu das telas de radar menos de dez minutos depois de decolar. O aparelho transportava 206 passageiros e 19 tripulantes.
Em um voo sobre a República Democrática do Congo, um avião de carga Iliushin 76 perde uma porta, cai e deixa mortos 200 ocupantes. O voo levava soldados da capital, Kinshasa, para a segunda cidade da República Democrática do Congo, Lubumbashi. Entre os mortos, havia mais de 100 soldados e suas mulheres e filhos. Houve cerca de 20 sobreviventes.
Ao tentar pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o Airbus A-320 da TAM não conseguiu parar ? a aeronave atravessou a avenida Washington Luiz e se chocou contra um prédio da TAM Express. A batida provocou um enorme incêndio, matando 199 pessoas.
Em julho de 2009, os 168 passageiros de um Tupolev-154 pertencente à companhia aérea Caspian Airlines morreram na queda da aeronave quando na província de Qazvin, no noroeste do Irã. O avião fazia a rota Teerã - Yerevan, capital da Armênia.
Em agosto de 2005, a queda de um de um McDonnel Douglas da companhia colombiana West Caribbean Airways, perto de Maracaibo, Venezuela, deixa 160 mortos. Em 2010, relatório encomendado pelo governo venezuelano constatou que a causa do acidente foi falha humana.
Depois de se chocar com um jato Legacy tripulado por norte-americanos, o Boeing da Gol que fazia o voo 1907 de Manaus (AM) para o Rio, com previsão de escala em Brasília (DF), cai sobre uma fazenda ao norte do Mato Grosso. Os 154 ocupantes do avião morreram. Os sete ocupantes do Legacy nada sofreram.
Um avião da companhia Spanair saiu da pista no aeroporto de Barajas, em Madri (Espanha), após fazer um pouso de emergência. Ao todo, 153 pessoas morreram no acidente. A aeronave já havia apresentado problemas de superaquecimento em uma válvula de entrada de ar. Na segunda tentativa de decolar, o avião se incendiou.
A queda de um Tupolev-154 perto do aeroporto de Smolensk (Rússia) matou 96 pessoas, incluindo o chefe de Estado da Polônia, Lech Kaczynski. Entre os mortos, estavam mais de 20 políticos, militares e funcionários de alto escalão do governo, que iam para Katyn, na Rússia.