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terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Azul e Pucrs firmam convênio para seleção de pilotos



Reitor Joaquim Clotet e diretor de Operações da Azul, Álvaro Neto, assinaram convênio.

A Azul e a Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) - através da Faculdade de Ciências Aeronáuticas (Faca) - assinaram nesta terça-feira (21) um convênio que garante aos pilotos formados pela Pucrs a prioridade no processo de seleção da empresa aérea. A parceria - que busca compensar uma possível falta de mão de obra qualificada no setor - permite que os alunos diplomados pelo curso entrem direto na segunda fase do processo seletivo de pilotos da Azul, sem passar pela análise do currículo.

"A aviação comercial experimentou nos últimos anos um crescimento inédito e a formação de profissionais não tem acompanhado esse ritmo. Ainda não estão faltando pilotos, mas poderão faltar se o processo de formação não for acelerado", afirma o diretor de operações da Azul, Álvaro Neto. Com a parceria, a Azul espera preencher parte das 150 vagas para copiloto que deve abrir por ano até 2015.

Para Neto, a companhia sai na frente na disputa por profissionais qualificados. "É a união da empresa mais inovadora com a melhor escola de formação de pilotos do País", declarou durante a solenidade, que aconteceu na Pucrs, em Porto Alegre. Álvaro Neto adiantou também que a relação será aprofundada em 2011, pois a empresa está em expansão e planeja contratar mais 200 profissionais entre pilotos e co-pilotos além dos 300 de atualmente, aumentar o número de rotas e a frota de aeronaves.

Mesmo com o convênio, segundo o diretor da faculdade, Elones Ribeiro, os egressos da instituição terão de ser aprovados em entrevistas e testes aplicados pela empresa. Sendo aprovados nas demais fases, são contratados, por um período mínimo de dois anos, como copilotos da empresa, para pilotar jatos modelos Embraer 190 e 195 e turboélice ATR já a partir do próximo ano.

Atualmente, a Pucrs forma cerca de 20 alunos por ano e recebe 60 novos estudantes a cada vestibular. O alto custo da formação dos pilotos, no entanto, ainda é um entrave para que mais pessoas ingressem na profissão. O curso da Pucrs, que tem duração de três anos, custa R$ 110 mil, por exemplo. Esse valor, no entanto, só inclui a parte teórica. Para se formar, os alunos precisam ainda arcar com os custos das horas de voo exigidas.

A criação do curso da universidade gaúcha em 1993 foi uma iniciativa da Varig. Numa primeira fase, a companhia garantia a contratação de todos os formados. Depois, o convênio passou a prever apenas a prioridade para os alunos da faculdade. O acordo foi desfeito em 2001, quando a Varig começou a passar por problemas financeiros e não teve mais condições de cumprir algumas cláusulas, como o transporte dos estudantes para eventos e testes. Com informações da Agência Estado.
Jornal do comércio

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