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terça-feira, 29 de março de 2011

Campo Belo: Mudança de horário em Congonhas pode prejudicar até 250 mil passageiros por mês


A mudança de horários de abertura e fechamento do Aeroporto de Congonhas no bairro do Campo Belo (zona sul de São Paulo) pode prejudicar entre 200 mil e 250 mil passageiros por mês, segundo estimativa elaborada pelo Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), com base em dados fornecidos pelas empresas aéreas.

Nesta quart-feira (30) o Snea, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e associações de moradores da região de Congonhas terão uma audiência no TRF-SP (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). As associações querem que o horário de funcionamento seja modificado tanto na abertura quanto no fechamento.

Hoje o aeroporto começa a operar às 6h e encerra a atividade comercial às 23h. A reivindicação dos moradores das adjacências de Congonhas é de que o início das operações seja às 7h e o encerramento, às 22h.

O Snea alega que o aeroporto já opera abaixo de sua capacidade e, caso essa mudança seja adotada, o prejuízo maior será para os passageiros. Segundo o porta-voz da entidade, Jorge Honório, quem faz os horários de voos são os passageiros, e as empresas se adaptam à demanda.

- [As associações de moradores] querem cortar voos no horário de pico, reduzindo inclusive o número de voos entre as 7h e as 10h e o mesmo à noite, até as 22h. Mas não dá para diminuir sem prejuízo para os passageiros. Quem faz os horários são eles; não voamos nesses horários porque queremos, mas sim porque há demanda.

Moradores

A presidente da Abrapavaa (Associação Brasileira de Parentes e Amigos das Vítimas de Acidentes Aéreos), Sandra Assali, diz que na audiência de hoje pode ficar acertada a questão do horário de funcionamento.

- O juiz concordou, todo cidadão tem direito a oito horas de descanso. Quem mora no entorno do aeroporto não tem essas horas. As empresas vão ter que se adaptar. Há alguns anos o aeroporto operava 24 horas, e passou a ter de fechar; elas não se adaptaram?

Ela lembrou que em janeiro ficou decidido que a checagem de motores dos aviões não seria mais feita ao longo da madrugada, mas sim entre 9h e 17h, e que isso tem sido respeitado, mas que o ruído produzido por pousos e decolagens ainda não teve solução.

encontra campo belo

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