Os números da Webjet são muito superiores aos de empresas do mesmo porte, como a Azul (1.003 manifestações e 26 aviões na frota) e a Avianca (1.058 solicitações e 22 aeronaves)
Rio de Janeiro - Pequena empresa, grandes reclamações. Com uma frota de 23 aeronaves, a Webjet recebe volume de manifestações de passageiros comparável às das maiores companhias aéreas do país, TAM e GOL, que têm 146 e 123 aviões, respectivamente, conclui levantamento do GLOBO a partir de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entre janeiro de 2011 e fevereiro passado, a agência recebeu 4.097 solicitações de passageiros da Webjet. Os usuários da TAM fizeram 8.644 solicitações no período e os da Gol, 5.511. Os números da Webjet são muito superiores aos de empresas do mesmo porte, como a Azul (1.003 manifestações e 26 aviões na frota) e a Avianca (1.058 solicitações e 22 aeronaves).
A Webjet foi comprada pela Gol no ano passado, mas as marcas continuam operando separadamente até julgamento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Além de reclamações, a Anac inclui no rol de manifestações dos passageiros diferentes demandas como elogios, sugestões, dúvidas e críticas. No entanto, é possível presumir que a maioria dos protocolos ocorrem por insatisfação com o serviço das companhias. Em fevereiro, por exemplo, assuntos relativos a atendimento (261), bagagens (249), bilhete aéreo (211) e cancelamento de voo (117) lideravam o ranking de manifestações registradas pela agência reguladora, que não faz distinção por companhia aérea em seu levantamento mensal.
O número de multas aplicadas às empresas cresceu 34% nos últimos dois anos, passando de 3.481 em 2010 (totalizando R$ 34,3 milhões) a 4.666 em 2011 (R$ 35,3 milhões), segundo a Anac. As multas incluem a manutenção de aeronaves, mas também são referentes a pilotos, segurança de operação, direitos dos passageiros e infraestrutura de aeroportos. A agência disse não ter informações separadas por categoria ou companhia aérea.
d24am
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