Em maio de 1927, a Imperial Airways (antecessora da British Airways), foi a primeira companhia a introduzir o serviço de bordo, o Silverwing, no transporte aéreo na rota Londres-Paris.
O voo foi o primeiro a contar com refeições de luxo a bordo: um mordomo vestido de branco levava cerca de duas horas para finalizar seu trabalho, atendendo a apenas dez passageiros
Dentro do avião, um pequeno armário mantinha quatro doses de uísque, uma dúzia de garrafas de cerveja, dois galões de água com gás e doze garrafas de água mineral, além de um pacote de biscoitos ou sanduíches e uma ou duas garrafas térmicas de água quente, com a qual o mordomo preparava chás ou cafés para alimentar os passageiros durante o voo. O serviço representava o máximo do luxo, já que até então os passageiros tinham que, por conta própria, embalar lanches caseiros para a viagem.
Em 85 anos de serviço, a tripulação da British Airways serviu cerca de 100.000 refeições por dia, muitas vezes mais de uma por voo. Os 14.000 tripulantes da companhia são treinados para oferecer o serviço premium já conhecido pelos passageiros – passam por treinamentos e desenvolvem habilidades como conhecimento em vinhos e gastronomia.
“Na British Airways, desenvolvemos um serviço de bordo excelente que acompanha nosso crescimento desde a época das pequenas aeronaves de hélice até os grandes 747s. Conseguimos manter a magia que torna cada voo especial”, comenta Bill Francis, chefe do serviço de bordo da British Airways.
O espaço British Airways Heritage Collection, inaugurado em Novembro de 2011 na sede da companhia, em Londres, conta, por meio de objetos e documentos, a história que envolve esses 85 anos de serviço. Para mais informações sobre a coleção da British Airways, acesse www.ba.com/heritage.
Fonte: Aviação Brasil.
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