COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DE SÃO PAULO
DE SÃO PAULO
O
transporte da carcaça de um antigo Boeing da Vasp, que será a principal
atração de um espaço de eventos em Araraquara (273 km de SP), começou
mal na madrugada de ontem (10).
Logo
na saída do aeroporto de Congonhas, perto da 0h30, os fios da rede
elétrica se enroscavam a todo tempo na fuselagem do avião, que tem mais
de 5 m de altura.
A
saída já havia atrasado uma hora e meia para que os técnicos da CET
(Companhia de Engenharia de Tráfego) avaliassem as medidas da aeronave.
"Imagina São Paulo amanhecendo com um avião no trânsito", disse um
curioso.
Só
para percorrer os primeiros 100 metros foi preciso quase uma hora. Uma
trabalheira envolvendo mais de 15 homens, contando funcionários da
transportadora, da CET, da Eletropaulo e também de empresas de telefonia
e TV.
Moacyr Lopes Junior-10.mai.12/Folhapress
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Avião Boeing 737-200 da Vasp sendo retirado do aeroporto de Congonhas; viagem será retomada nesta noite
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Por
volta das 3h, quando já deveria estar fora da cidade, a carreta com o
avião foi estacionada às margens da avenida dos Bandeirantes, ainda
perto do aeroporto, num ponto que não afeta o trânsito --mesmo assim,
alguns motoristas reduziam a velocidade para "conferir" a cena
inusitada.
O
grande imprevisto foi que uma lâmpada, em cima do avião, segurava os
fios. Como está corroída pelo tempo, não foi possível retirá-la na
desmontagem da aeronave.
O
gerente comercial da transportadora, Rodrigo Ambrósio, afirmou que,
antes do reinício da viagem na madrugada de hoje, seriam feitos ajustes
para que o avião passasse pelos fios sem tropeço.
Os
ajustes parecem ter funcionado, já que o avião conseguiu passar pelas
ruas da cidade, como a avenida Brasil, e chegar até a rodovia dos
Bandeirantes. O comboio parou em um posto e deve retomar a viagem à
noite.
COMANDANTE
A
movimentação toda partiu de Edinei Capistrano, 57, comandante de jatos
executivos. Ele arrematou o avião por R$ 140 mil, em fevereiro.
O
projeto é colocar a carcaça dentro de um terreno de 13 mil m² na área
rural de Araraquara, onde mora, e construir um espaço para eventos, como
casamentos e festas de 15 anos.
O comandante estima que deve gastar o dobro do preço da aeronave com despesas de desmontagem e transporte.
PLANEJAMENTO
Uma
carga tão grande assim só pode circular na cidade das 23h às 4h. Também
é preciso pagar uma taxa e ter o trajeto aprovado pela CET. Só o
planejamento do trajeto para remover a aeronave durou cerca de 45 dias.
Para fazer o transporte, foram necessárias três carretas e uma picape. O avião foi desmembrado em corpo, asas e turbinas.
A expectativa é que chegue a Araraquara na tarde de amanhã.
(LILO BARROS, MOACYR LOPES JR. E LUCCA ROSSI)
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