Três aviões comerciais com 192 passageiros a bordo estiveram a segundos de colidir no ar no aeroporto Ronald Reagan, perto de Washington, há dois dias, depois de uma confusão entre controladores aéreos.
Os controladores terão autorizado dois aviões a descolar na mesma direcção de um outro que estava prestes a aterrar nas pistas do aeroporto Reagan, em Arlington, no estado da Virgínia, bem perto de Washington.
Todos os aviões eram operados pela companhia US Airways (Larry Downing/Reuters)
O avião que estava prestes a aterrar e o primeiro dos aparelhos que descolaram estiveram a 12 segundos do impacto quando a torre de controlo se apercebeu do erro, conseguindo evitá-lo, noticiou o jornal Washington Post.
O controlador aéreo contactou imediatamente o avião que estava a chegar e instruiu-o a fazer um desvio abrupto para Sul, evitando dessa forma os outros dois aparelhos. O avião deu uma volta em redor do aeroporto e depois aterrou em segurança.
Todos os aviões, operados pela companhia US Airways, acabaram por chegar ao destino sem problemas.
A Administração Federal da Aviação norte-americana (FAA, Federal Aviation Administration) emitiu um comunicado nesta quarta-feira para informar que está a investigar o incidente e vai tomar medidas necessárias.
O aeroporto Reagan registou outros incidentes, como aquele que foi revelado no ano passado, em que o único controlador aéreo de serviço estava a dormir e não respondeu quando os controladores regionais de outros aeroportos quiseram saber se os aviões no ar tinham autorização para aterrar.
Notícia corrigida às 11h54: corrige o nome "Reagan" e a tradução da FAA
PUBLICO PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário