Restos da aeronave do autor francês seriam encontrados apenas em 2004
No dia 31 de julho de 1944, o escritor, poeta e aviador francês Antoine
de Saint-Exupéry desapareceu durante um voo na região de Marselha.
Nascido em 29 de junho de 1900 numa família saída da nobreza,
Saint-Exupery consegue uma infância feliz ainda que diante da morte
prematura do pai. Concluído o ensino médio, tentou ingressar, sem
sucesso, na Escola Naval. Orienta-se então para as belas artes e
arquitetura. Obteve o brevê de aviador quando servia o exército em 1921.
É contratado pela companhia aeropostal em 1926, passando a transportar
correspondência e mercadorias de Toulouse ao Senegal. Paralelamente
publica, inspirando-se em suas experiências de aviador, seus primeiros
romances: Correio do Sul, em 1929, e, sobretudo, Voo Noturno, em 1931.
Lockheed F5B , avião em que Antoine de Saint-Exupéry desapareceu
A partir de 1932, passa a se dedicar ao jornalismo. Realiza grandes
reportagens no Vietnã, em 1934, em Moscou, em 1935 e na Espanha, em
1936. Todas as estadas alimentariam as reflexões que desenvolve em Terra
dos Homens, publicado em 1939. É nesse ano que acaba mobilizado na
aeronáutica francesa. Após o armistício com a Alemanha, deixa a França e
viaja a Nova York, tornando-se uma das vozes da resistência.
Ansioso por entrar em ação, incorpora-se a uma unidade encarregada de
reconhecimento fotográfico aéreo na Sardenha, durante a primavera de
1944. Ao tentar acompanhar o desembarque em Provence em 31 de julho de
1944, acaba desaparecendo. Se a morte do comandante Saint-Exupery acabou
glorificada, ainda assim restava elucidar as circunstâncias. Seu avião
só foi encontrado em 2004.
O Pequeno Príncipe, escrito em Nova York, durante a guerra, é publicado
com suas próprias ilustrações em 1943. Esse conto, pleno de encanto e
humanidade, conquista rapidamente um imenso sucesso mundial.
Em 1950, um pastor de Aix-la-Chapelle, antigo oficial de informações da
Luftwaffe, alegou ter visto no dia 31 de julho de 1944 um modelo P-38
Lightning sendo abatido no Mediterrâneo por um Focke-Wulf alemão. Em
1972, surge o testemunho póstumo de um jovem oficial alemão, Robert
Heichele, que teria atirado contra o Lightning, por volta do meio-dia,
sobre a costa mediterrânea francesa. Nos anos 1990, surge tardiamente
outro testemunho, no qual um habitante de Carqueiranne alegou ter visto,
naquele fatídico dia, um avião ser abatido. O mar teria em seguido
levado o corpo de um soldado à praia, que foi enterrado anonimamente no
cemitério da comuna.
Antoine de Saint Exupéry, no Canadá, em maio de 1942
O corpo foi exumado e seu DNA testado. Os resultados, contudo, se
mostraram negativos. A cada passo essas revelações realimentavam o
interesse dos especialistas e do grande público no mistério de
Saint-Exupery.
Enfim, em 2000, pedaços de sua aeronave são encontrados no Mediterrâneo.
Remontados em setembro de 2003, os restos do avião são formalmente
identificados em 7 de abril de 2004 graças ao número de série do
aparelho. Os destroços do Lightning estão expostos no Museu do Ar e do
Espaço de Bourget, num espaço dedicado ao escritor-piloto.
Nada, contudo, permite chegar a uma conclusão definitiva sobre as
circunstâncias de sua morte, ainda que simulações informáticas do
acidente revelem a aeronave se partindo na vertical e em grande
velocidade.
Alguns chegaram mesmo a cogitar, para escândalo dos familiares do autor,
a hipótese de suicídio de um Saint-Exupery debilitado fisicamente,
desesperado diante de um mundo que se anunciava em tom francamente
pessimista.
DESÁSTRES AÉREOS
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