A TAP, considerada a sétima companhia aérea mais segura do mundo, à
frente da British Airways e Lufthansa, e a segunda da Europa, só atrás
da Finnair no ranking da agência alemã Jet Airliner Crash Data
Evaluation Centre, vai reforçar a sua frota com seis aviões.
A compra
faz parte da estratégia da companhia aérea portuguesa para criar mais
valor, numa altura em que a privatização se mantém congelada, à espera
de candidatos e condições de mercado, como o governo tem repetido.
“Estamos a negociar a compra de quatro aviões de médio curso para
reforçar as rotas europeias e de países africanos mais próximos de nós”,
revelou o porta-voz da TAP, António Monteiro. Os outros aparelhos, dois
Airbus A330 adquiridos em leasing, deverão ser postos ao serviço das
novas rotas no Brasil - Manaus e Belém -, que abrem a 13 de junho,
reforçando a posição da TAP como companhia com ligação a mais cidades
brasileiras e a que mais passageiros transporta entre o Brasil e a
Europa (28,7% do total).
Com uma dívida que, apesar de ter vindo a diminuir consideravelmente,
ronda ainda os mil milhões de euros, a TAP não tem podido modernizar ou
aumentar a sua frota. “Para conseguirmos crescer este ano foi preciso
imaginação e só conseguimos ampliar a rede com uma ginástica muito
grande. Chegámos ao limite”, considerou António Monteiro.
Mas a expansão da TAP não se esgota no Brasil. “Vamos surpreender o
mercado, no ano que vem, com a quantidade de novas hipóteses que vão
aparecer para os nossos passageiros”, revelou o presidente da companhia,
Fernando Pinto, em vésperas de juntar duas novas rotas aos voos
regulares no continente africano. Na semana passada, a ilha da Boa Vista
tornou-se no quarto destino em Cabo Verde, num total de 17 voos
semanais para aquele país - “com dez mil reservas em carteira mesmo
antes do voo inaugural”, adiantou António Monteiro.
Tânger é a terceira
cidade a que a TAP chega em Marrocos, com 16 voos por semana. O que
mostra que “continuamos a apostar muito no continente africano”, onde a
companhia já tem 15 destinos (71 voos por semana) e que pesa 6,6% na
atividade da TAP. Este ano, a companhia portuguesa deverá voltar a bater
recordes de passageiros prevendo-se que atinja os 10,9 milhões, mais
setecentos mil do que no ano passado.
12Horas.Aérea)
Nenhum comentário:
Postar um comentário