Será lançada hoje a Frente Parlamentar em Defesa da Infraero e dos Aeroportos Brasileiros.
Criada por iniciativa da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), a frente atuará em favor do caráter público da Infraero e contra a privatização dos aeroportos.Segundo a deputada, a desde 2007, está sendo articulada a privatização dos 12 aeroportos mais rentáveis do País, começando pelos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Viracopos, em Campinas (SP). “Obviamente, os aeroportos deficitários, que são a maioria, estarão fora do processo de concessão à iniciativa privada. Esse processo contribuirá para o agravamento dos desequilíbrios regionais do País”, diz a deputada.
Para Perpétua Almeida, a privatização comprometerá o funcionamento da rede de aeroportos, já que o atual modelo pressupõe a utilização dos recursos gerados nos aeroportos superavitários para suprir o déficit dos demais. “Por isso, somente uma empresa pública seria capaz de garantir o equilíbrio do sistema aeroportuário nacional, pois possui a necessária responsabilidade política, econômica e social.”
Para a deputada, a solução dos problemas da Infraero e dos aeroportos brasileiros não depende da privatização e sim da elaboração, coordenada pelo Poder Público, da Política Nacional de Aviação Civil e do Plano Aeroviário Nacional. “Essas políticas dotariam o setor de instrumentos de planejamento e de uma visão de longo prazo”, avalia.
Fonte: Jornal da Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário