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quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cronograma para troca de sensores


O Ministério Público Estadual do Rio instaurou ontem um inquérito para que a Air France e a TAM - as duas únicas companhias aéreas que utilizam aviões da Airbus no Brasil - criem um cronograma para a troca dos sensores de velocidades de suas aeronaves.
Uma falha nos sensores de velocidade do Airbus A330 da Air France é apontada como uma das possíveis causas da tragédia com o voo 447.

Em sua decisão, o promotor Rodrigo Terra, da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, pede que as empresas troquem o equipamento em até seis meses, sob pena de serem impedidas de voar.

Segundo a Promotoria, as investigações têm como objetivo determinar se os sensores podem causar acidentes - hipótese levantada no acidente com o voo 447 da Air France. Anteontem, a TAM informou que trocou um dos sensores externos que medem a velocidade da aeronave, o pitot, de toda a sua frota Airbus - 125 aviões. A empresa também é responsável pela manutenção do avião presidencial, o “Aerolula”.

Já a Air France divulgou um comunicado no último sábado afirmando que acelerou o “programa de troca dos sensores”, já iniciado em abril deste ano. De acordo com a empresa, o programa segue uma recomendação do fabricante Airbus, que em setembro de 2007 determinou a substituição do equipamento após detectar uma falha.
Fonte:Folha de Pernambuco

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