Novo sistema de gerenciamento vai melhorar o tráfego aéreo de Belém, diz brigadeiro ao apresentar software
O tráfego aéreo de Belém vai ficar mais rápido, e com passagens mais baratas. Pelo menos foi o que afirmou o brigadeiro do ar Carlos Eurico Peclat, durante a apresentação do novo sistema de gerenciamento de voo, que já começou a operar no Centro de Controle de Aproximação (APP) de Belém. As APPs são responsáveis por controlar o fluxo de aeronaves nas fases de aproximação de um aeroporto tanto nos casos de pouso como de decolagem.Depois de Manaus, a capital paraense é a segunda cidade da Amazônia Legal a receber a novidade, desenvolvida pela empresa Atech Tecnologias Críticas, e que deve melhorar o pouso e a decolagem de aproximadamente 110 aviões que circulam diariamente no Aeroporto Internacional de Belém. O diferencial está no fato de que o novo software, batizado como Sistema de Tratamento e Visualização de Dados (STVD), foi totalmente desenvolvido no Brasil - sendo que o anterior era francês. Este fato permite aos controladores de voo maior interação com a máquina e facilita a manutenção, em virtude do domínio do idioma.
O novo software foi idealizado para melhorar o trabalho dos controladores de voo, a realização de atividades complexas requeridas para a segurança e a eficiência das operações aéreas. Dentre estas atividades está o gerenciamento dos desvios referentes a separação lateral, vertical e longitudinal entre as aeronaves em voo. Com a implantação do programa, a carga de operação é minimizada, permitindo agilizar a execução de ações rotineiras para os profissinais que monitoram a aproximação das aeronaves.
Segundo o brigadeiro Peclat, o STVD foi criado a partir das demandas sugeridas pelos próprios usuários. 'As mudanças vão muito além de termos trocado uma tela monocromática por um painel gráfico colorido. Além de a tecnologia ser nacional, ou seja, utilizamos um software em português, não dependemos mais de mão-de-obra estrangeira para fazer os ajustes', revela. O brigadeiro explica que o aplicativo de controle de aproximação de Belém será o mesmo de todo o Brasil. 'Cidades como Natal (RN), Brasília (DF), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Salvador (BA) e outras já utilizam o STVD - e em breve todas as APPs do país o terão instalado', destaca.
O sistema foi desenvolvido pela empresa brasileira Atech Tecnologias Críticas, mas não será exclusividade do Brasil. Para Delfim Miyamaru, diretor da Atech, a receptividade que o software teve internacionalmente serve para aumentar as boas expectativas depositadas pela APP de Belém. 'Países como Venezuela, Colômbia e Peru possuem potencial de compra e mostram-se bastante interessadas. É um sistema totalmente automatizado, com imagens de alta definição, e comandos que não existiam no aplicativo anterior', destaca.
Futuro - Um dos objetivos da Atech, conforme aponta Miyamaru, foi criar um sistema capaz de acompanhar a ampliação da malha aérea brasileira, visto que a América Latina deve ter um aumento de 239% no número de voos até 2025, segundo a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). Na opinião de Peclat, inicialmente os passageiros não perceberão as mudanças referentes a diminuição no tempo de voo, contudo, a redução pode chegar a 20 minutos.
'Embora o passageiro não perceba, haverá uma considerável redução do tempo de voo, e com isso o custo das passagens tende a ficar mais barato. Desta forma, ganha tanto o usuário como o controlador de voo que trabalha diante de um sistema dinâmico, que acompanha a trajetória das aeronaves', explica. O brigadeiro diz acreditar que em 10 anos todo o sistema de radar deve começar a ser substituído pela comunicação via satélite.
Fonte:Amazônia
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