As contratações que a TAM Linhas Aéreas realizou em 2008 ganhou destaque na 36ª edição do anuário “Maiores & Melhores” da Revista Exame. A companhia aérea contratou cerca de 4 mil novos funcionários em 2008, aumentando seu quadro de funcionários em 20%, chegando a um total de quase 24,5 mil empregados em 2008.
Segundo a reportagem ‘”11 contratações por dia” é devido às 4 mil contratações, que dá uma média de 333 por mês, ou seja 11 por dia. Fato este que fez dela a empresa que mais contratou entre as 50 maiores do País.Além disso, no grupo das 500 maiores empresas, a empresa aérea foi classificada em sexto lugar no ranking entre as que mais pagaram salários, no total de US$ 652,7 milhões, e no 20º posto entre os maiores empregadores do país, com 24.389 funcionários em 2008.
O destaque das contratações contrasta com o ano de 2008 ter sido especialmente cruel com as companhias aéreas. A escalada do preço do petróleo para o ápice de 140 dólares o barril e a crise financeira elevaram as tarifas e afugentaram os passageiros. Em todo o mundo, mais de 30 empresas de aviação fecharam suas portas e cerca de 400 000 pessoas que trabalhavam no setor perderam o emprego, de acordo com a International Air Transport Association.
Em meio à conturbação, a TAM, maior empresa aérea brasileira, cresceu em 2008. Seu faturamento chegou a cerca de 5 bilhões de dólares, 17% mais que em 2007. Para dar conta do volume de operações, a companhia aumentou seu quadro de funcionários em 20%, o que fez dela a empresa que mais contratou entre as 50 maiores do país.
No ranking das 500 maiores empresas por vendas do País no ano de 2008, a TAM subiu dois degraus e passou para o 37º lugar, depois de ter alcançado o 39º posto no ano anterior. Já entre os 100 maiores grupos (incluindo as empresas controladas e coligadas), a TAM figura no 34º lugar. Já entre as 50 maiores empresas privadas por vendas, a companhia ficou no 32º posto, e em 11º no grupo das 50 maiores empresas de serviços.
Infelizmente com a forte turbulência e o agravamento da crise financeira mundial em 2009, as contratações cessaram e a empresa teve que reduzir seu quadro de funcionários. No início do ano a empresa demitiu membros da Diretoria como forma de enfrentar a crise. Ainda, segundo fontes do Meio Aéreo, muitos profissionais foram desligados nas últimas semanas, especialmente tripulantes sem idioma ou menos preparados.
De qualquer modo, a empresa tem seus méritos por todas contratações que realizou em 2008 e com certeza irá voltar a contratar em 2010, por isso recomendamos o estudo de idiomas e a preparação cada vez mais intensa de profissionais que pensam em ingressar na companhia, pois cada vez mais os profissionais que ali trabalham estão mais bem capacitados e preparados para em desempenhar suas funções com o espírito TAM de servir.
Meio Aéreo
Nenhum comentário:
Postar um comentário