Apesar de trazerem vantagens para os clientes, os programas de milhas, pontos ou créditos das companhias aéreas nem sempre são bem compreendidos pelos clientes, segundo Maria Inês Dolci, coordenadora institucional do Pro Teste, entidade de defesa dos consumidores.
A própria assessoria de imprensa da TAM, consultada pela reportagem, não soube afirmar se, nos voos internacionais, o acúmulo de pontos depende do chamado "perfil da tarifa", ou seja, se o fato de o cliente viajar pela categoria mais cara ou mais barata da classe econômica influi nos créditos acumulados.
Depois de um leitor do UOL questionar uma informação publicada, que havia sido passada pela assessoria, o profissional que atendeu a reportagem em nome da área de comunicação da TAM disse que só poderia dirimir a dúvida na segunda-feira, com a coordenadora da sua equipe. A informação foi excluída do texto.
Leia abaixo algumas perguntas que os clientes nem sempre se lembram de fazer e que acabam gerando reclamações na Pro Teste.
Juntar milhas dá vantagens, mas cliente deve ter cuidados
Para as empresas, milhagens voltam a ser bom negócio
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Quanto é necessário viajar para obter uma passagem grátis?
Gol: Para ir a Nova York a partir de São Paulo, por exemplo, o participante acumula 9.516 milhas (ida e volta). Com 50 mil milhas, ele faz o mesmo trajeto gratuitamente, na classe econômica.
Para ir à França a partir de São Paulo, o participante acumulará 11.678 milhas (ida e volta). Serão necessárias 70 mil milhas para fazer a mesma viagem de graça, também na classe econômica.
Azul: Em cada viagem, o cliente acumula um crédito equivalente a 5% do valor pago, o que significa que ele obtém uma passagem grátis depois de fazer o mesmo trajeto 20 vezes.
Webjet: A companhia ainda não tem programa de fidelidade; a previsão é lançá-lo no primeiro semestre do ano que vem.
Há limite de assentos destinados a passageiros que viajam por milhas/pontos/créditos acumulados?
TAM: Diz que não tem restrições de datas nem de assentos para os voos domésticos e dentro da América do Sul. Para outros destinos internacionais, há limite.
GOL: A companhia não informa.
Azul: Não há restrições.
Qual a validade dos pontos/milhas/créditos?
TAM: Dois anos.
GOL: Três anos.
Azul: Um ano.
A companhia avisa os clientes quando os pontos estão para vencer?
TAM: A empresa afirma que sim, por e-mail.
GOL: Não. O cliente precisa acessar o site.
Azul: A companhia diz que avisará por e-mail. Como as operações se iniciaram em dezembro do ano passado, por enquanto nenhum cliente tem créditos caducando.
As regras podem mudar no meio do jogo?
TAM: Sim. Qualquer alteração no regulamento do programa de fidelidade vale inclusive para os clientes que já estão cadastrados no programa. Eles são notificados por e-mail.
GOL: Idem.
Azul: Idem.
A empresa oferece o regulamento quando o cliente preenche o formulário impresso no aeroporto?
TAM: Não. É preciso acessar o site.
GOL: A empresa não oferece formulário impresso. O regulamento está no site.
Azul: Não tem ficha impressa. As regras estão no site.
Compartilha milha com outras empresas?
TAM: Sim, com United Airlines, TAP, Lufthansa, Lan, Air Canada e Swiss. O cliente da TAM pode usar seus pontos em passagens dessas empresas, e vice-versa.
GOL: Sim, com Air France KLM e American Airlines (esta, a partir de 1º de agosto). Milhas acumuladas pela Gol podem ser usadas em passagens dessas companhias, e vice-versa.
Azul: Não.
UOL
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