PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Erro em foto de caça sueco em portal causa constrangimento na FAB



Site da Operação Laçador apresentava Gripen como caça da FAB - Imagem Via DEFESANET



O portal oficial da Operação Laçador, o maior exercício militar combinado da América Latina, coordenado no Brasil pelo Ministério da Defesa estampava hoje (13) uma foto do caça sueco Gripen, como se fosse um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O Gripen disputa com o Rafale francês e o F-18 americano a licitação para equipar com 36 caças a FAB. A Aeronáutica informou que todo o preparativo do portal está a cargo do Exército, que está à frente da Operação. O erro foi confirmado pela seção de Relações Públicas do Comando Militar do Sul (CMS), que retirou a foto do Gripen do site e a substituiu por uma do avião de combate da FAB, o AM-X.

O equívoco causou um grande constrangimento na FAB, principalmente porque a COPAC, a comissão da Aeronáutica que está analisando as propostas dos três concorrentes que estão disputando a venda de 36 caças, um pacote estimado em US$ 7,7 bilhões, ainda não concluiu seus trabalhos. A previsão é que o relatório com o nome da empresa escolhida só seja encaminhado ao Ministério da Defesa no final do mês de novembro, quando o ministro da Defesa, Nelson Jobim, retornar de viagem à Bélgica, China e Canadá. A disputa está acirrada e os concorrentes até já se atacaram mutuamente pela imprensa. Em setembro, o governo manifestou sua preferência política pelo avião francês.

A foto do caça no portal da Operação Laçador foi descoberta pelo site especializado em notícias militares Defesanet, no final da tarde de quinta-feira. Há especulações de que, internamente, na Força Aérea, havia uma preferência pelo caça sueco com a justificativa que os dois países poderiam desenvolver o avião em conjunto, já que o Gripen NG ainda está em fase de desenvolvimento.

Bastante constrangido, o oficial de relações publicas do CMS explicou que "as imagens são escolhidas aleatoriamente" e que "vão sendo trocadas ao longo da operação". Negou, inclusive, que a escolha do avião tenha alguma ligação com o processo de seleção para a compra dos caças. "Não tem nada a ver com esse negócio aí", informou o oficial, reiterando que a imagem foi logo substituída.
Blog do Vinna

Nenhum comentário: