O advogado Dante D'Aquino entregou a autoridades norte-americanas pedido de cassação da autorização de voo dos pilotos Joseph Lepore e Jan Paladino até que os processos criminais contra os dois sejam julgados. Ambos pilotavam o Legacy que colidiu com um Boeing da companhia aérea Gol em setembro de 2006, causando 154 mortes. A advogado, que atua como assistente do Ministério Público brasileiro, também encaminhou às autoridades mais de 200 assinaturas de apoio da Camara e do Senado.
Os pedidos foram entregues na quarta-feira a representantes do NTSB (National Transportation Safety Board) e para o FFA (Federal Aviation Administration). Caso as autoridades norte-americanas não tomem providência, poderá ser impetrada uma ação judicial nos Estados Unidos.
A decisão de suspender brevê de pilotos não é novidade nos Estados Unidos. A Federal Aviation Administration já suspendeu duas autorizações de voo. Um dos punidos ficou com o equipamento de comunicação desligado por 90 minutos durante um voo. O outro, foi punido por suspeita de embriaguez.
No caso dos pilotos do Legacy, eles não teriam seguido o plano de voo e não teriam operado os equipamentos de comunicação, que estariam desligados.
O legacy tinha sido entregue pela Embraer, em São José dos Campos, e os dois pilotos estavam levando a aeronave para os Estados Unidos. O avião teria de pousar em Manaus para desembaraço alfandegário. O voo 1907 da Gol tinha saído de Manaus rumo a Brasília.
Atingido pelo Legacy, o Boeing caiu no dia 29 de setembro, em área de mata da Serra do Cachimbbo, e os destroços foram achados no dia seguinte.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário