B-2 Spirit é um dos bombardeiros mais modernos do mundo e possui tecnologia que o torna invisível aos radares |
Poucos anos após sua invenção, o avião logo foi incorporado a exércitos e passou a ser usado em operações militares durante a Primeira Guerra Mundial. A partir daí, as aeronaves tornaram-se item fundamental para qualquer nação que buscasse hegemonia militar.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os aviões foram responsáveis por bombardear alvos civis e militares, sendo os protagonistas de grandes tragédias, como o bombardeio aliado à cidade alemã de Dresden ou dos constantes ataques alemães a alvos civis na Inglaterra e em outros países aliados.
Os embates entre os caças da Royal Air Force, a força aérea britânica, e as aeronaves da Luftwaffe, força aérea da Alemanha nazista, se tornaram um dos símbolos do conflito e da determinação inglesa em resistir ao Terceiro Reich de Hitler.
As bombas atômicas que mataram milhares de pessoas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki foram lançadas de bombardeiros, um tipo de avião desenvolvido principalmente durante os anos de guerra.
Divulgação |
Livro traz informações sobre os principais aviões de guerra |
Durante o período da Guerra Fria, a disputa no campo militar e tecnológico entre a extinta URSS e os EUA levou a um rápido desenvolvimento das aeronaves, tornando-as cada vez mais complexas, velozes e letais.
De um lado, os EUA desenvolviam os caças Phantom e os F-5 Tiger, ambos usados em batalhas no Vietnã. Depois surgiram aeronaves ainda mais complexas, como os F-14 Tomcat, os versáteis F-15 Eagle e os caças F-16.
Os americanos também investiam em bombardeiros de longo alcance, como os poderosos B-52, projetados para atingir alvos estratégicos no coração da União Soviética.
Já a URSS investia nos pesados bombardeiros Tupolev e nos ágeis aviões de caça da classe MIG, usados também por nações aliadas de Moscou e que chegaram a combater as aeronaves americanas na Guerra da Coréia e na Guerra do Vietnã.
O livro "Aviões de Guerra", de Thomas Newdick conta a história das máquinas de guerra que deixaram sua marca nos principais conflitos do mundo. A obra, rica em imagens e com detalhes das principais aeronaves, mostra os principais aviões usados desde os anos da Primeira Guerra Mundial até a caça aos terroristas do 11 de Setembro.
livraria da folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário