O boeing se chocou contra a Serra de Aratanha, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, no dia 8 de junho de 1982. No acidente, 137 pessoas, entre passageiros e tripulantes, morreram.
Esse foi o maior acidente envolvendo aeronave da aviação comercial brasileira na época. De acordo com informações da caixa preta da aeronave, o comandante desceu antes do previsto, muito rápido e abaixo do permitido na área. Acompanhe agora o passo a passo da aeronave.
O estudo
“Entre os atingidos estava Edson Queiroz, empresário cearense proprietário do Sistema Verdes Mares de Comunicação”, lembra Mauro Costa.
O jornalista explica que a escolha da cobertura para escrever o trabalho de conclusão do curso se deu pelo fato de o Diário do Nordeste estar ligado ao acidente. “A minha ênfase foi justamente a grande reportagem. Analisei a cobertura feita pelo jornal, já que os jornalistas estavam muito emocionados e correria era grande”.
No entanto, de acordo com ele, o problema de tempo e de emoção não prejudicou a reportagem. “Entrevistei jornalistas da época e analisei os procedimentos utilizados. A conclusão foi que, apesar de alguns erros técnicos, a cobertura não foi prejudicada”.
Veja a ficha técnica sobre o acidente:
Acidente
Data: 8 de junho de 1982
Horário: 2h45min
Local: Serra de Aratanha – Pacatuba
Empresa: Viação Aérea de São Paulo (Vasp)
Número do voo: VA 168
Trajeto: São Paulo – Rio de Janeiro – Fortaleza
Boeing 727-200
Prefixo: PP-SRK
Comprimento: 32.91 m
Envergadura: 46,69 m
Peso: 86,6 toneladas (vazio)
Capacidade: 148 a 189 pessoas
Pessoas a bordo no dia do acidente: 137 (nove tripulantes e 128 passageiros)
Assista à matéria do Jornal Jangadeiro:
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