WELCOME ABOARD
Para você que é da aviação ou ainda não, porém é fanático por este mundo,
postaremos aqui diariamente algumas notícias sobre este maravilhoso universo da aviação.Este Blog é fruto de coletâneas diárias de análise e pesquisas de notícias na mídia impressa e eletrônica através de clippings , Acompanhem !!!!
SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
SE O SEU ASSUNTO É HOSPEDAGEM CLIQUE NO LOGO DA POUSADA
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
domingo, 25 de novembro de 2012
Em sua pior crise em 2012, empresa anuncia redução ainda maior oferta de passagens aéreas em 2013 para reverter perdas
Gol acumula prejuízo de mais de R$ 1 bilhão no ano
A interrupção das operações da Webjet levará a Gol a
cortar ainda mais sua oferta de passagens aéreas no ano que vem. A
empresa espera uma redução entre 5% e 8% no volume de assentos à venda
no primeiro semestre de 2013, dando continuidade ao corte de cerca de
4,5% feito neste ano.
Check-in da Gol, em Congonhas: bilhete menor para economizar bobina de papel
A retração da oferta é consequência da
devolução da frota da Webjet, anunciada ontem. "Seis das 20 aeronaves
estavam operantes e pararam de voar ontem [quinta-feira]. Essa decisão
[de cortar a oferta] está em linha com o cenário do setor aéreo, que
demanda atenção em função de resultados negativos", disse o presidente
da Gol, Paulo Kakinoff.
A vice-líder do setor aéreo brasileiro atravessa sua pior
crise em 2012. A empresa cortou 2 mil funcionários nos últimos meses e
deixou de voar cerca de 100 frequências diárias.
A Gol acumula um prejuízo líquido de mais de R$ 1 bilhão
nos nove primeiros meses deste ano, o pior da história da empresa no
período. O remédio para tentar reverter as perdas - ou, pelo menos,
minimizá-las - foi enxugar a operação, cortando voos menos rentáveis.
Sua maior concorrente, a TAM, passa por situação
semelhante. A companhia reduziu sua oferta em 2% neste ano e anunciou um
corte de mais 7% no volume de assentos à venda em 2013. O último
balanço divulgado apontou um prejuízo líquido de R$ 928 milhões no
segundo trimestre - no terceiro trimestre, os resultados da companhia já
foram consolidados nos números da Latam, empresa criada após a fusão
com a LAN.
"Os cortes anunciados confirmam o quadro de excesso de
oferta no mercado brasileiro", disse o consultor André Castellini, sócio
da Bain & Company. A estimativa dele é que o excedente chegue a 10%
dos assentos disponíveis para voos domésticos. Nos últimos anos, as
empresas ampliaram suas frotas esperando um crescimento maior da
demanda. Mas foram surpreendidas por aumentos de custos, principalmente
do querosene de aviação, que ficou 50% mais caro entre 2010 e 2012,
segundo cálculos da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear).
"O produto transporte aéreo ficou mais caro. Há excesso
de oferta porque não há passageiros suficientes dispostos a pagar o
valor necessário para a operação ser rentável para as companhias
aéreas", explica Castellini. Sem conseguir repassar os aumentos de
custos ao valor das passagens, as empresas tentam aumentar sua
rentabilidade com mais eficiência na operação. Ou seja, voando com
aviões mais cheios.
Uma das intenções da Gol ao eliminar as aeronaves da
Webjet é incorporar os passageiros da empresa em seus voos. "Temos uma
expectativa de aumento da nossa taxa de ocupação, mas não é possível
precisar de quanto", disse Kakinoff. As informações são do jornal O
Estado de S. Paulo e IG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário