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terça-feira, 21 de julho de 2009

B-2 Spirit comemora 20 anos de seu primeiro voo

A Northrop Grumman Corporation celebrou nesta sexta-feira (17) o 20º aniversário do primeiro voo feito pelo bombardeiro estratégico stealth Northrop Grumman B-2 Spirit. O evento ocorreu na sede da Northrop Grumman em Palmdale, Califórnia, ocasião em que o B-2 Spirit of New York realizou um voo de demonstração diante de mais de mil funcionários da empresa e militares da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

O B-2 decolou pela primeira vez no dia 17 de julho de 1989. Após um prolongado programa de ensaios e atrasos ocasionados por problemas políticos e financeiros, o bombardeiro entrou em serviço em abril de 1997. Dos 132 inicialmente planejados, apenas 21 aparelhos foram produzidos. Sua estréia em combate deu-se em 1999, ocasião em que foi usado em operações de bombardeiro na Guerra de Kosovo, território pertencente à antiga Iugoslávia.

A aeronave atuou também em missões sobre o Afeganistão e Iraque. Um dado de destaque da maioria dessas missões fica por conta de que esses bombardeiros partiam de sua base nos Estados Unidos e permaneciam durante horas em voo, recebendo combustível de aviões reabastecedores por diversas vezes para o cumprimento da missão antes de retornar à base de origem.

Esta a única aeronave existente atualmente que combina características stealth, performance de longo alcance e capacidade de lançamento de uma variada gama de armas de precisão. Segundo a USAF, o B-2 é um bombardeiro capaz de penetrar em um espaço aéreo guardado por sofisticados sistemas de defesa anti-aérea e atacar alvos fortemente defendidos.

A USAF possui hoje uma frota de 20 dessas aeronaves, sendo 19 operacionais e uma usada para ensaios de voo. Os B-2 operacionais estão reunidos na

509ª Ala de Bombardeiros, sediada na Base Aérea de Whiteman, estado do Missouri.

A Northrop Grumman realiza manutenção periódica programada na frota de B-2 da USAF em Palmdale e mantém um permanente programa de

modernização dessas aeronaves com a finalidade de mantê-las atualizadas em função da evolução da tecnologia dos sistemas de combate.

Os custos do programa de desenvolvimento e construção do B-2 foram elevadíssimos e estima-se que cada aeronave, considerando-se o montante gasto no projeto, o pequeno numero de exemplares construídos, logística e ensaios, tenha saído por cerca de US$ 2,1 bilhões.

Tecnologia e defesa

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