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terça-feira, 21 de julho de 2009

Cuiabá à Manaus amplia atuação da Trip na aviação regional



Com direto a "batismo" com jatos d'água, lançados por um caminhão de combate à incêndios da Infraero, em Manaus e brindes com champagne à bordo do Embraer 175, no retorno à Cuiabá, a Trip Linha Aéreas inaugurou ontem seu voo direto ligando as capitais do Amazonas e de Mato Grosso. O voo terá frequência diária de segunda a sexta-feira.

Segundo o presidente da empresa, José Mário Caprioli, a estratégia com esse novo voo é ampliar sua participação na aviação regional e criar uma opção mais rápida para ligar o centro do país ( Cuiabá) com o Norte (Manaus) e diminuir o tempo de viagem para quem deseja ir para os Estados Unidos e América Central, embarcando na capital amazonense, ao invés de deslocar-se para São Paulo, ou Brasília. Além disso, a empresa pretende ampliar o número de cidades atendidas, a partir da capital mato-grossense, tonando-a um hub (base operacional).

O governador Blairo Maggi, que embarcou no voo em Manaus, depois de 15 dias de férias nos Estado Unidos, disse que a aviação aérea regional precisa ser incentivada. Uma das maneiras de dar incentivos, segundo o governador, é reduzir as alíquotas do ICMS, no combustível utilizado pela empresa. Isso já é feito para algumas empresas cujos voos tem como origem o Aeroporto Marechal Rondon para outras cidades de Mato Grosso.

Blairo Maggi vê nessa inciativa da Trip una nova maneira de integrar os dois Estados. Mato Grosso compra muito das indústrias da Zona Franca de Manaus. Em contrapartida, grande parte dos alimentos consumidos em Manaus são oriundos de Mato Grosso. Para o governador, Maggi esse novo vôo é também uma alternativa para que os empresários mato-grossenses possam chegar mais rápido aos mercados dos Estados Unidos e da América Central e Caribe

Ainda de acordo com Caprioli, a intenção da Trip é inovar no mercado aéreo regional. Até alguns anos atrás, cerca de 350 cidades brasileiras eram pelas companhias regional, hoje esse número não passa de 250. "Vamos procurar atingir cidades com baixa ou média densidade de demanda, coisa que as grandes companhias não fazem", explica o presidente da Trip. Para isso a empresa está amplaindo sua frota com a aquisição de aeronaves Embaer 175, com capacidade para 86 passageiros e que pode operar em pistas mais curtas.

Hoje a Trip opera com voos regionais em 75 cidades brasileiras e a intenção da empresa é chegar a 100 até o final de 2010. É a maior companhia aérea regional da América do Sul e atende, em número do cidades praticamente o dobro das duas grandes companhias aéreas do país que praticamente duopolizam o tráfego aéreo no país, a TAM e a Gol, que não chegam a 45 cidades cada uma.
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