O vice-presidente executivo da Embraer, Mauro Kern, declarou ao site da “Flight Global” que a empresa está estudando a possibilidade de produzir uma nova geração de aviões maior que o modelo 195, atualmente no mercado, com capacidade para 120 pessoas. A nova aeronave seria equipada com uma, também nova, geração de motores, já em negociação com as fabricantes General Electric, Rolls-Royce e Pratt & Whitney.
A canadense Bombardier, maior concorrente da Embraer, já anunciou a utilização do motor geared turbofan, da fabricante P&W , em seus aviões Cseries, que devem começar a operar em 2013. Essa nova tecnologia em motores apresenta um componente chave: a caixa de redução, que pode proporciona uma economia de até 30%, além de melhora o desempenho da aeronave.
Kern revela que “apesar da P&W já produzir esse tipo de motor, e de tanto a GE quanto a Rolls-Royce estarem trabalhando e busca dessa tecnologia, a Embraer ainda sente que esteja no momento de fazer sua escolha”. E adianta, “essa decisão será tomada, provavelmente, daqui a um ano e meio ou dois anos.”
De acordo com Frederico Curado, presidente da Embraer, se a nova geração de aviões for mesmo confirmada, o lançamento não sairia antes de 2020.Revista Aviação
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