A Força Aérea de Taiwan suspendeu as operações de todos os seus jatos F-5F após a queda de um de seus aparelhos no mar próximo a Ilha de Penghu, nesta quinta-feira, durante um vôo de treinamento de rotina, segundo um representante militar.
A aeronave decolou da Base Aérea de Chingchuankang na região central de Taiwan as 11:14am para uma missão Ar-Terra sobre uma área de recifes rochosos, mas desapareceu dos radares de tráfego aéreo militar as 11:36am.
Logo depois um helicóptero de resgate S-70C decolou de Penghu para conduzir as buscas.
As 3:00pm, foi reportado que os destroços e dois corpos, que acredita-se que sejam do piloto e do instrutor de vôo, foram encontrados próximo a Penghu.
Mas Hsieh Nao-Sung, Chefe de Guerra da Força Aérea 427, informou durante uma coletiva de imprensa que seriam necessários exames para determinar se os corpos são mesmo dos oficiais.
A aeronave era pilotada por Huang Ting-yu, Tenente de 26 anos, quando perdeu contato com o controle de tráfego aéreo.
O instrutor de vôo, Tenente Coronel Chang Liang-yuan, de 43 anos, voava no assento de trás.
De acordo com Hsieh, Huang era solteiro e acumulava 294 horas de vôo, enquanto Chang era pai de duas crianças.
Taiwan possui cerca de 60 aeronaves F-5, modelo que foi desenvolvido em 1950. Hsieh informou também que essas aeronaves são utilizadas hoje como treinadores na preparação dos pilotos que irão voar os aviões de nova geração.
"Todos os projetos que possuíam o envolvimento do F-5 foram suspensos após o último acidente", disse Hsieh, acrescentando que os vôos de treinamento não serão retomados até que a causa do acidente seja esclarecida.
Foi informado inclusive que a Força Aérea já destacou um grupo especial para conduzir as investigações.
Hsieh afirmou que a aeronave passou por todas as manutenções regulares de acordo com os regulamentos da Força Aérea, antes de realizar o vôo rotineiro de treinamento. Alem disso, ele ressaltou que a aeronave estava desarmada.
Perguntado do motivo da aeronave estar sendo pilotada pelo Oficial mais novo, Hsieh afirmou que é uma tradição da Força Aérea que o piloto mais novo sente na frente, e o instrutor atrás dando as instruções.
Defesa Brasil
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