A Gerência de Manutenção da Infraero no Aeroporto de São Paulo/Congonhas desenvolveu um protótipo de um conjunto de assentos – conhecido como longarinas – com adaptações para tomadas individuais em cada assento. A ideia surgiu diante da necessidade de se atender a solicitações de passageiros e usuários, bem como oferecer mais comodidade a quem necessita usar equipamentos eletrônicos durante a permanência no aeroporto.
O projeto foi apresentado ao presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, durante visita ao aeroporto. Murilo aprovou a viabilidade do trabalho em Congonhas e, após análise de aceitação do público usuário, pretende implantar esse novo protótipo em outros aeroportos da rede Infraero. “Tudo o que for para o bem do passageiros deve ser copiado para toda rede”, afirmou o presidente.
O novo modelo de cadeiras foi desenvolvido dentro das especificações contidas na normatização vigente, como por exemplo, tomadas de três pinos do tipo universal, ponto de aterramento para proteção em curto circuito, terminais com prensa cabo para resistir à força de tração, fitas elásticas de alta resistência para prender os cabos à estrutura da longarina e entradas de tomadas que permitem ligar várias longarinas juntas. Além disso, para segurança do usuário, todas as longarinas terão etiquetas indicando a tensão disponibilizada: 127 ou 220 Volts.
O modelo do novo protótipo está instalado na sala de embarque nº 04 de Congonhas, como projeto experimental. “Após análise da aceitação, pretendemos instalar esse sistema em aproximadamente um terço das longarinas existentes no aeroporto, oferecendo cerca de mil assentos, que serão distribuídos principalmente nas áreas de embarque e áreas do desembarque”, explica o coordenador de Sistemas Comerciais e de Navegação Aérea de Congonhas, Marcos Virgens, autor do projeto.
O Aeroporto de São Paulo/Congonhas possui quatro mil cadeiras, agrupadas em 800 longarinas de 5 lugares cada. Em Congonhas passam uma média de 35 mil passageiros por dia . O custo para instalação elétrica de cada conjunto, incluindo mão de obra, é da ordem de R 170,00 por longarina.
Assessoria de Imprensa Infraero
Nenhum comentário:
Postar um comentário