O Centro Tecnológico da TAM acaba de ser certificado pela autoridade aeronáutica dos Estados Unidos, a Federal Aviation Administration (FAA), para realizar a manutenção de aeronaves matriculadas naquele país. Com esse selo de qualidade emitido pelo órgão homologador norte-americano, a TAM amplia o leque de serviços oferecidos pela empresa e passa a ser a única companhia aérea brasileira certificada pela FAA, pela European Aviation Safety Agency (EASA) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
“A partir de agora, estamos certificados pelas principais autoridades aeronáuticas do mundo. Esse é um reconhecimento à qualidade de nossa manutenção. Com essas homologações, podemos reforçar nossa oferta de serviços de MRO para terceiros e atender as principais companhias aéreas do mercado”, afirma o vice-presidente de MRO da TAM, Ruy Amparo.
A certificação FAR 145 obtida pela TAM autoriza que o MRO da companhia realize todas as grandes atividades de manutenção programada (checks C e D), além da revisão de diversos componentes aeronáuticos. O processo de obtenção do certificado levou 14 meses e foi precedido de extensas auditorias, nas quais todos os processos técnicos e de qualidade do Centro Tecnológico da TAM foram minuciosamente verificados pelo órgão homologador norte-americano.
Expansão dos serviços
No último mês de agosto, a TAM recebeu da DGAC (Dirección General de Aeronáutica Civil), órgão do governo do Chile, o certificado para prestar serviços em aeronaves Airbus A318 de matrícula chilena e seus componentes. A certificação foi obtida após a TAM ser homologada pela Anac para a manutenção dos aviões Airbus A318. Trata-se da primeira homologação da unidade para um modelo de aeronave que não integra a frota da TAM. A companhia possui ainda a certificação chilena para efetuar manutenções dos modelos A319, A320 e A321.
Desde janeiro de 2007, a TAM possui a certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), o mais completo e aceito atestado internacional em segurança operacional. A auditoria IOSA engloba mais de 950 requisitos em oito áreas operacionais de uma empresa aérea, incluindo engenharia e manutenção de aeronaves, entre outras.
Brasilturis
Nenhum comentário:
Postar um comentário