Um avião ANTONOV 24, registro YA-PIS, voo PA-112, de passageiros que voava de Kunduz, norte do Afeganistão, a Cabul caiu nesta segunda-feira (17) com 43 pessoas a bordo, 38 passageiros e cinco tripulantes, anunciou o ministério afegão do Interior.
O avião da companhia local Pamir Airways desapareceu por volta das 8 horas da manhã (horário local) desta segunda-feira. Em geral, os aviões dessa rota atravessam a região montanhosa de Hindu Kush.
"Eu posso confirmar que o avião levava 38 passageiros e mais cinco tripulantes quando caiu em algum lugar do desfiladeiro de Salang", disse o porta-voz do ministério do Interior, Zemarai Bashary, à agência de notícias Reuters.
A região de Salang está localizada a cerca de 100 km a norte de Cabul e tem cerca de 4.070 metros de altitude. A causa do acidente não é conhecida.
O ministério do Interior solicitou ajuda às forças da Otan para as buscas na região do acidente. Segundo uma nota oficial da Otan, dois helicópteros foram enviados para o local e outros dois estão de prontidão na base aérea de Bagram.
"O mau tempo na região dificulta as buscas aéreas", disse a Força de Assistência de Segurança Internacional em um comunicado. O terreno e o clima nas montanhas em torno de Cabul são extremamente inóspitas e pode levar algum tempo até que o avião seja encontrado. "Está nevando e há inundações", disse Mohammad Alami.
A Pamir Airways, que iniciou suas operações em 1995, é uma das três maiores companhia aérea privada do Afeganistão e opera a maior parte das rotas domésticas no país e também voos para Dubai e Arábia Saudita para a peregrinação do Hajj.
De acordo com seu site na internet, a companhia afegã usa um Antonov 24 para os voos entre Kunduz e Cabul. O avião tem capacidade para até 52 passageiros e deixou de ser produzido em 1979, segundo a Aviation Safety Network.
Nenhum comentário:
Postar um comentário