Um encontro que terá, entre seus resultados, a facilitação de voos com países da Europa. A intenção – já demonstrada pela União Européia – é a de estabelecer a política de céus abertos com o Brasil, e este deverá ser um dos temas da reunião. A cúpula latino-americana e européia estará em reunião durante dois dias (terça e quarta, 25 e 26), no Rio de Janeiro, quando discutirá rumos e oportunidades no desenvolvimento do transporte aéreo para as duas regiões.
Na pauta estão a Remoção de Barreiras para o Transporte Aéreo; Desenvolvimento e Tendências para as Companhias Aéreas; Segurança – Desafios e Potenciais de Cooperação, Infraestrutura Aeroportuária e Política de Aeroportos; Gestão de Tráfego Aéreo e Novas Tecnologias; Implicações Ambientais do Transporte Aéreo além da Dimensão Econômica e Social do setor.
Dois importantes acordos brasileiros com a União Europeia, que serão assinados em julho próximo, terão sua análise final. Um, de grande importância, estabelece a designação de companhias aéreas dos países membros como européias e não mais pelo país de origem. Assim, uma companhia alemã poderá solicitar rotas para o Brasil partindo da França, da Espanha ou de Portugal, por exemplo, e com isso, aumentam as possibilidades de voos internacionais. O acordo também permitirá ao Brasil negociar acordos bilaterais com a União Européia e não mais com cada país do bloco individualmente.
O outro vai impulsionar exportações da Embraer e outros fabricantes brasileiros de produtos aeronáuticos, com o reconhecimento mútuo dos certificados de aeronavegabilidade e segurança emitidos pela ANAC na UE e os emitidos pela EASA (órgão regulador europeu) no Brasil. Uma aeronave fabricada no Brasil e certificada pela ANAC não precisará ser novamente certificada pelo regulador europeu e vice-versa.
BRASILTURIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário