Uma empresa australiana criou um dirigível com cara de disco voador que deverá transportar cargas sete vezes mais pesadas do que as carregadas por helicópteros gigantescos. O objetivo é transportar hospitais de campanha para áreas remotas, entre outras aplicações.
O dirigível da SkyLifter tem a forma de um disco voador de 150 metros de diâmetro e é movido por hélices especialmente projetadas em um centro de controle ligado a ele.
A empresa diz que o projeto facilita o voo em diferentes condições de vento por causa de sua forma circular. O desenho na forma de disco voador acaba com os problemas de corrente de ar frio e dificuldades de manobra causadas pelos enormes rotores de helicópteros de carga. Na descida, a forma do balão funciona como um paraquedas, oferecendo um maior controle ao piloto.
O formato também permite que o balão transporte cargas frágeis, volumosas ou pesadas de até 150 toneladas em distâncias de mais ou menos 2.000 km. A velocidade máxima deverá ser de aproximadamente 80 km/h.
Foto mostra balão SkyLifter em sua versão hotel voador; dirigível será usado para transportar cargas pesadas até lugares de difícil acesso/Divulgação
O dirigível consegue chegar a áreas de desastres em lugares remotos, regiões que normalmente têm estradas ruins, onde não existem trilhos ou pistas de avião.
Os helicópteros que transportam cargas pesadas têm um limite e precisam ser desmontados e remontados no local, gastando um tempo precioso. Além disso, têm um alcance menor que o SkyLifter.
Até agora, a empresa já montou vários tipos de protótipos: uma versão de 18 metros de diâmetro, chamada Vikki, sem motor, e uma versão completa de três metros, chamada Betty, capaz de transportar uma carga de 0,5 kg. Nos próximos três anos, deverá fazer um protótipo de 23 metros, apelidado de Nikki, e o Lucy, de 150 metros.
No futuro, o balão em forma de disco voador deverá ganhar uma versão de luxo chamada SkyPalace para voos mais longos, além de outras aplicações.
bga
Nenhum comentário:
Postar um comentário