Para os funcionários do Aeroporto de Palmas que pensavam que o último dia 05 seria mais um simples domingo, se enganaram. Durante a madrugada, às 0333LT, ainda com o serviço do AFIS (Rádio), um A320 da TAM, PR-MBE, pousou em Palmas com problemas técnicos, a aeronave estava fazendo o voo TAM3539, de Belém para Guarulhos.
Esse é o começo de uma longa história.
Adicional à este voo, ainda temos o TAM3814, pousou às 1305LT, e o GLO1202, pousou às 1132LT, ambos regular para Brasília.
Para completar, por causa do problema, às 1241LT, pousou em Palmas outro A320 da TAM, voo TAM3479, este procedente de SBPS para buscar os passageiros do PR-MBE.
Colocando na ordem cronológica:
TAM3539 (MBE) – 0333LT
GLO1202 – 1132LT
TAM3479 – 1241LT
TAM3814 – 1305LT
No pátio principal de Palmas temos “3″ posições praticáveis para a aviação comercial de grande porte. E aí está o problema, temos 3 posições, e naquele momento tinhamos 4 aeronaves. O que fazer?
A posição 4, até onde eu sei, ela está com alguns problemas que impedem o recebimento de aeronave de grande porte (o EMB145 da Passaredo fica nela).
Explicando o desenho:
O PR-MBE, A320, ficou na linha de taxi do pátio, próximo à TWY B. (nas posições 8, 7, 6, 5 existem aeronaves de pequeno porte). O GLO1202 ficou na posição 3. O TAM3479 (SBPS) na posição 2. E o TAM3814 (SBBR) ficou na posição 1.
Mas enfim, até agora, qual o problema disso tudo?
O maior problema foi justamente o GLO1202 pedir pushback e acionamento na hora em que a tripulação do MBE estava desembarcando próximo à TWY B. Por causa do “jet blast” o pessoal de solo da Infraero achou melhor por não deixar o GLO puxar e acionar naquele momento.
Como nenhum piloto é besta, o GLO começou a reclamar daquela situação. Ora, um avião que não ia voar, estava atrasando o voo de quem tinha horário para cumprir. Passados alguns minutos, o GLO fez o pushback e decolou normalmente às 1320LT.
O TAM3815 que ia para Brasília decolou às 1348LT.
Já o A320 que veio de Porto Seguro decolou para Brasília, como TAM3479 com 110 a bordo, às 1331LT.
O MBE decolou às 1750LT, com 7 a bordo, como TAM9399 para SBCF.
Por um dia, Palmas passou pela experiência de receber mais aeronaves do que a infraestrutura permite. Situação esta que diversos aeroportos espalhados pelo Brasil enfrentam diariamente.
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