O aval da autoridade da concorrência da CE permite ainda à Lufthansa a opção de compra dos restantes 55% em 2011, a partir do momento em que assegura os necessários direitos de tráfego da Brussels, anunciou a Lufthansa em comunicado.
A autorização da entidade europeia para a concorrência, obtida após as correcções propostas, vai permitir às duas companhias “aproveitar sinergias, fortalecer a sua posição, beneficiando os clientes”, diz ainda a alemã.
Em Janeiro passado a CE abriu uma investigação sobre a operação depois de numa primeira análise ter indicado que o grupo terá o monopólio nas ligações entre Bruxelas e as cidades alemães de Frankfurt, Hamburgo e Munique.
A Comissão Europeia concluiu ainda que a compra da Brussels pela Lufthansa reduzirá a concorrência na rota entre Bruxelas e Berlim e nas ligações da capital belga com as cidades suíças de Zurique e Genebra (clique para ler: UE detecta problemas de concorrência com compra da Brussels pela Lufthansa).
A CE considerou que as propostas da companhia alemã oferecem um “mecanismo eficiente e rápido” de administração dos horários que irá permitir a novas companhias operar naquelas rotas em “condições muito atractivas” afirmou o porta-voz da autoridade da concorrência europeia, citado no “La Vanguardia”.
A Lufthnsa que já controla a Swiss, a Air Dolomiti, Eurowings e a low-cost Germanwings vai aplicar na Brussels Airlines, o mesmo modelo de integração da suíça, que assim mantém a sede em Bruxelas e a operar como companhia independente.
FONTE: PRESSTUR
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