RIO - Captado por câmeras instaladas num avião não tripulado, o vaivém nas vielas do Morro Dona Marta, em Botafogo, é reproduzido em tempo real num telão instalado no batalhão da PM no bairro. O teste - realizado na semana passada com um avião de uma empresa americana - é parte do projeto para a criação, na Secretaria de Segurança Pública (SSP), de um núcleo de aeronaves pilotadas por controle remoto.
Segundo o responsável pelos estudos de implantação do projeto, subsecretário de Modernização Tecnológica da Secretaria de Segurança Pública, Edval Novaes, os modelos analisados são movidos a energia elétrica, o que diminui o ruído e evitará a identificação das aeronaves durante sobrevoos de áreas dominadas pelo tráfico, como nos complexos do Alemão e da Maré.
Nos testes realizados até o momento, os modelos sobrevoaram o Morro Dona Marta e a Favela Tavares Bastos, no Catete, além da Zona Oeste e do município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Durante os voos, são analisadas a autonomia dos aparelhos e, principalmente, a qualidade das imagens geradas pelas câmeras.
O modelo americano avaliado na última semana, por exemplo, pesa seis quilos, tem autonomia de duas horas de voo, pode atingir velocidade de 80 quilômetros por hora, altitude de 200 metros e conta com câmeras térmicas, que captam imagens claras mesmo em ambientes enfumaçados.
O Globo
****** Entre nós aqui: Um tirinho vindo da favela derruba esse troço não é?...
Nenhum comentário:
Postar um comentário