Demorou, mas agora já dá para acessar email, navegar na internet, baixar música ou filme durante o vôo. Calma, por enquanto é só na Europa, e este ano nos Estados Unidos – nos vôos domésticos. Em um ano, de 25 aeronaves de sete companhias aéreas, a Aircell instalou o seu sistema Gogo em 600 – e promete chegar a 800 até o final de 2009.
Hoje 66% dos vôos só na rota New York - Los Angeles já decolam com este equipamento, número que deve atingir praticamente todas as aeronaves ainda este ano.
No país, 22 milhões de passageiros já se beneficiam do sistema. Em a capacidade de cada avião é de até 85 passageiros ao mesmo tempo, e tudo se passa como em um hot spot destes usados em cafés.
Três pequenas antenas do lado de fora trazem para dentro da aeronave sinal wi-fi banda larga com tecnologia 3G.
Lá embaixo, 100 células espalhadas por todo o país integram a rede. Veja como funciona aqui. Estava na hora: estudos indicam que 65% dos viajantes embarcam com laptops, e 30% também com celulares e PDAs (tipo blackberry ou Palm), os novos já capacitados com wi-fi. Se estes equipamentos ficavam improdutivos entre decolagem e pouso, agora isto acabou. E com custos bem razoáveis: US$ 5.95 por vôo de até uma hora e meia, US$ 7.95 até 3 horas, e US$ 12.95 para mais de três horas, entre outras modalidades.
Mas há ainda uns probleminhas:
a) A autonomia das baterias dos notebooks principalmente ainda é baixa. Ou surgem as que duram mais, ou os aviões instalam tomadas em todas as classes. Sai caro, somando isto ao wi fi - US$ 100 mil por aeronave.
b) Por enquanto, é proibido telefonar a bordo por este sistema. Nem mesmo por skype ou VOIP.
E no Brasil, qual a empresa de telefonia e companhia aérea se habilita a ser pioneira? Amigos, façam suas apostas. Eu até já tenho palpites.
Viaje aqui
Um comentário:
ggdb
yeezy boost 350 v2
yeezy
bape
curry 8 shoes
golden goose outlet
curry shoes
kobe shoes
lebron james shoes
hermes birkin
Postar um comentário