RIO - O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) diz que a decisão de cancelar os voos da Webjet partiu da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que identificou a sobrecarga de trabalho dos tripulantes. Procurada, a agência não confirmou a informação.
- Quem mandou parar foi a Anac, que constatou a sobrecarga (no número de horas voadas) e mandou a Webjet treinar mais funcionários - disse o presidente do sindicato, Gelson Fochesato.
Ele informou ainda que a Webjet comete irregularidades ao voar com apenas TRÊS comissários de bordo em seus aviões 737-300. A lei diz que deve haver um comissário por porta. Como esse modelo de avião tem quatro portas (duas dianteiras e duas traseiras), deveria haver quatro comissários por voo.
O problema é que há brechas na lei. Pela legislação, o número de comissários também é determinado pelo número de passageiros transportados, na relação de um funcionário por 50 passageiros. Como os 737-300 têm 140 lugares, a companhia se baseia nesse critério para manter apenas três comissários.
- A Webjet se aproveita de uma brecha da lei. É uma brecha perigosa. Se há uma situação de emergência, uma das portas ficará desguarnecida - alertou Fochesato
Segundo o presidente do sindicato, todas as empresas aéreas trabalham muito próximo do limite de horas voadas permitido por lei. A situação mais crítica, segundo ele, é da TAM:
- A TAM tem a situação mais crítica. Vai chegar o momento em que isso vai acontecer com a TAM também - disse ele.
o globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário