PARIS (Reuters) - A Air France ainda não está convencida de que falhas nos sensores de velocidade tenham sido responsáveis pela queda de um de seus aviões sobre o Atlântico, mas está substituindo os sensores antigos como precaução, disse o executivo-chefe da companhia aérea na quinta-feira.
Pierre-Henri Gourgeon disse a jornalistas que a Air France está em estado de choque após o pior desastre de seus 75 anos de história e que espera ter mais informações sobre o que aconteceu dentro de uma semana.
Um Airbus 330 da Air France caiu no mar em 1 de junho quando voava do Rio de Janeiro a Paris, matando as 228 pessoas que estavam a bordo.
Investigadores de acidentes aéreos disseram que pouco depois de perder contato, a aeronave registrou leituras de velocidade incoerentes, suscitando especulações de que os pilotos possam ter inadvertidamente voado na velocidade incorreta e assim precipitado o desastre.
A Air France anunciou subsequentemente que tinha notado perdas temporárias de dados relativos à velocidade aérea em vôos anteriores de Airbus causados pelo congelamento dos sensores, conhecidos como tubos pitot, e que estava acelerando um programa previamente planejado de substituição dessas peças.
"Por acaso, as primeiras peças substitutas chegaram na sexta-feira, praticamente na véspera do acidente", disse Gourgeon em briefing à imprensa, acrescentando: "Não estou convencido de que os sensores de velocidade tenham causado a queda do avião".
A agência francesa de investigação de acidentes aéreos disse que ainda é cedo para apontar as causas possíveis do acidente e que há apenas duas certezas: que o avião enfrentou tempestades antes da queda e que as leituras de velocidade estavam incoerentes.
Fonte:Reuters
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