RIO - O prefeito Eduardo Paes afirmou na manhã desta quarta-feira que pretende brigar com a Agência Nacional de Aviação (Anac) contra a implantação de uma nova ligação área entre Rio e São Paulo pelo Aeroporto de Jacarepaguá.Segundo nota publicada na coluna de Flávia Oliveira, na edição desta quarta do jornal O GLOBO, a agência determinou à Infraero a adequação dos aeroportos de Jacarepaguá e de Campo de Marte, em São Paulo, para operarem voos regulares da Team Linhas Aéreas, com voos da Zona Oeste entre Rio e São Paulo.
- A Anac tem o péssimo hábito de nunca consultar a prefeitura sobre nada. Eles vão ter briga - irritou-se o prefeito logo depois da assinatura do acordo de cooperação para a implementação conjunta do programa Rio Audiovisual e para o lançamento do Fundo de financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional (Funcine Rio 1).
(Você concorda com o prefeito?)De acordo com a nota, foi enviado um ofício, no início do mês, com prazo de 30 dias para a Infraero pôr os dois terminais em condições de funcionamento. No último dia 10, a empresa notificou os administradores e, na prática, a empresa Team Linhas Aéreas poderá inaugurar no nova rota já no próximo dia 10 de outubro.
Atualmente, o Aeroporto Santos Dumont, no Centro, concentra os voos da ponte aérea Rio-São Paulo, operando um total de 290 voos por dia, o que corresponde a um aumento de 45% da demanda em relação a 2007. Em 2008, 3.630.236 passageiros passaram pelo aeroporto enquanto que, este ano, de janeiro a julho, o movimento foi de 2.584.050 passageiros.
Na segunda-feira, no entanto, uma obra para melhorar as pistas do aeroporto interditou a pista principal e o pátio do aeroporto até o dia 21 de novembro. Durante este período, os pousos e decolagens serão realizados na pista auxiliar do aeroporto, cuja reforma foi concluída em agosto passado. Durante as obras, as empresas Gol e TAM vão operar ali apenas no trecho Rio-São Paulo. Seus outros voos serão provisoriamente transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Não estão previstas alterações em outras empresas.
O Globo
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