PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Guarulhos fecha acordo para setor aeroportuário na França


A Prefeitura de Guarulhos assina hoje um protocolo de intenções com a cidade francesa de Orly para o setor aeroportuário. O prefeito do município, Sebastião Almeida afirmou que o acordo estabelece uma troca de experiências entre as cidades e marca o início de uma empreitada da prefeitura para a realização de um seminário internacional de cidades aeroportuárias. A ideia é realizar o evento no início de 2010, para discutir mudanças nos modelos de relação entre os aeroportos e as cidades em que se localizam.

Sebastião explica que Guarulhos sofre pela falta de contribuição da Infraero ( Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) - gestora do Aeroporto Internacional de Guarulhos - que, segundo ele, se isenta de contrapartidas para a prefeitura com a justificativa de ser administrada pelo governo federal. Ele acredita que a cidade francesa colabore para a melhoria da relação entre a prefeitura e a Infraero.

"A Infraero desenvolve uma atividade meramente econômica em Guarulhos, ela não pode se isentar dos impostos. Hoje, sua dívida ultrapassa R$ 500 milhões. Espero que com o encontro nós possamos chegar a um novo modelo de relacionamento. Nós necessitamos de outro modelo", declarou o prefeito de Guarulhos.

Sebastião ressaltou que a administração do aeroporto localizado em Orly, um dos maiores da França, mantém uma ótima relação com a cidade, além de realizar ações de responsabilidade socioambiental.

A prefeita de Orly, Christine Janodet, por sua vez, está interessada em conhecer o modelo do orçamento participativo de Guarulhos, o qual se fundamenta na distribuição do orçamento municipal a partir das maiores necessidades da população, identificadas a partir da realização sistemática de audiências públicas.

O coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Guarulhos, Fernando Santomauro, chegou ontem à França para representar o prefeito no encontro de hoje. Para Santomauro, os acordos de cooperação são muito importantes. "Eles abrem as portas para o intercâmbio de experiências que deram certo em diversas áreas, o que resulta em benefícios diretos para a população. Além disso, possibilidades como essa, inseridas no âmbito do Ano da França no Brasil, podem possibilitar a aproximação efetiva das cidades em todos os campos, acompanhando o movimento de aproximação destes países e trazendo a política internacional mais próxima do cidadão", disse ele, em informe da imprensa oficial.
DCI

Nenhum comentário: