Marcelo Ribeiro, na ponta esquerda, junto com os outros palestrantes no Airline Distribution 2010 |
A Gol participa, até amanhã (29/04), no hotel JW Marriott, no Rio de Janeiro, do evento Airline Distribution 2010, que discute os rumos e tendências da aviação mundial. Juntos com a companhia, participam também a Amadeus, Sabre e outras companhias aéreas, como a American Airlines e Pluna.
Na palestra desta manhã (28/04), foi discutida a questão dos chamados voos a la carte (unbundled fares), onde a empresa reduz o custo da passagem e oferece serviços adicionais mediante pagamento extra.
Marcelo Bento Ribeiro, chefe de Yield e Alianças da Gol, participou da mesa como palestrante e afirmou que a questão ainda está longe da realidade brasileira. "No exterior essa prática de oferecer serviços separadamente já é uma realidade, mas no Brasil ainda estamos longe disso. Temos orgulho de dizer que a Gol está começando a implementar a medida no país, através da venda de comida a bordo", afirmou.
Ele acredita que há espaço para que essa prática prevaleça no Brasil, principalmente, pois a demanda aérea está crescendo graças a um público que está voando pela primeira vez: "É muito mias fácil explicar para esses novos consumidores esse novo modelo do que para os usuários freqüentes de aviação". Apesar disso, segundo ele, ainda falta muito para que o Brasil chegue nesse ponto: "A cobrança por bagagens, por exemplo, depende de uma mudança de legislação. O cliente e o Código de Defesa do Consumidor precisam entender que tais medidas são um benefício ao passageiro, e não um malefício. Só assim conseguiremos abaixar os preços dos tíquetes aéreos de verdade".
Atualmente a Gol oferece o sistema de vendas de comida a bordo em apenas alguns voos, e a meta é implementar na maioria das rotas até o final do ano. Trechos curtos, como voos de uma hora, não deverão ter o serviço. "Al´m de não ter tempo hábil para fazer e pagar pelo pedido, geralmente passageiros de voos curtos não têm essa demanda", explica.
Uma das ações criadas pela companhia para aproximar o modelo de serviço da população foi a abertura de uma loja em um popular centro de compras em São Paulo que funciona com vendas de passagens e como ponto de informação sobre o serviço. A loja funciona ainda como teste, e assim que aprovado o modelo, deverá ser expandida para outras cidades.
MERCADO E EVENTOS
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