Os planos de ampliação preveem uma nova pista, um terceiro terminal, além da ampliação do terminal de cargas e de manutenção na parte sul do aeroporto. Apesar de terem aprovado a ampliação, os juízes do Tribunal Administrativo Superior de Kassel questionaram nesta sexta-feira (21/08) a realização de voos noturnos pelo aeroporto de Frankfurt.
O governador de Hessen, Roland Koch, prometeu a suspensão completa dos voos noturnos aos moradores da região densamente povoada, na confluência dos rios Reno e Meno, onde se localiza o aeroporto de Frankfurt.
A proibição seria uma vitória para os moradores da região do aeroporto, mas atingiria duramente companhias aéreas como a Lufthansa. Em processo complementar, o estado de Hessen deverá discutir novamente o controverso tema.
Voos noturnos
Com vista ao interesse econômico das companhias aéreas, a secretaria de Economia de Hessen planejara a realização de 17 voos entre 23h e 5h. Atualmente, são realizados 40 voos noturnos. O tribunal explicou que existiriam interesses econômicos favoráveis aos voos durante a noite para o transporte de cargas. No entanto, acresceram os juízes, muito moradores das proximidades do aeroporto estariam expostos a uma "carga extrema de poluição sonora".
Enquanto políticos, como os governadores de Hessen e da Renânia-Palatinado, respectivamente, Roland Koch e Kurt Beck, saudaram a decisão do tribunal, as companhias aéreas não esconderam sua preocupação quanto aos voos noturnos.
Bildunterschrift: Maquete virtual da nova pista: decolagens e aterrissagens paralelas
Markus Deutsch, advogado da Lufthansa, afirmou que "se um aeroporto regional como o de Kassen-Calden recebe quatro voos noturnos, e um aeroporto internacional, como o de Frankfurt, nenhum, é óbvio que isso não é justo".
A Lufthansa, que tem seu centro de distribuição de voos de carga em Frankfurt, explicou que a proibição teria "consequências negativas graves" para sua subsidiária Lufthansa Cargo. "O aeroporto de Frankfurt será desmembrado do fluxo global de cargas", reclamou o porta-voz da companhia, Peter Schneckenleitner.
Nova pista
Apesar da clara derrota em relação aos voos noturnos, a decisão do tribunal fez com que a liga dos defensores da ampliação do aeroporto – chefiada pela Fraport (operadora do aeroporto de Frankfurt) e pela Lufthansa – fosse aliviada de um importante obstáculo judicial.
Assim, fica cada vez mais claro como será a expansão do maior aeroporto alemão, cuja principal peça é a construção da nova pista. Ela terá um comprimento de 2,8 mil metros e é tão distante das demais três pistas que, pela primeira vez, aviões poderão pousar ou decolar paralelamente.
Aeroporto de Frankfurt
Em número de passageiros, o maior aeroporto alemão é o terceiro da Europa, atrás de Heathrow, de Londres, e do Charles de Gaulle, de Paris. Em 2008, 53,5 milhões de passageiros utilizaram o aeroporto de Frankfurt, que registrou mais de 485 mil chegadas e partidas. No ano passado, mais de 2 milhões de toneladas de cargas passaram pelo aeroporto alemão.
No momento, o aeroporto dispõe de duas pistas adjacentes para decolagem e aterrissagem, como também de uma pista de decolagem que corre perpendicular às demais. Para ampliar a capacidade de operação do aeroporto de Frankfurt de 80 para 120 voos por hora, é necessária a construção de uma nova pista no noroeste do aeroporto.
Segundo os planos de ampliação, ela deverá estar pronta no outono europeu de 2011. Além disso, a construção de um terceiro terminal, que deverá atender anualmente 25 milhões de passageiros, está prevista para até 2015.
Para a execução da nova pista, será necessário desmatar 220 hectares de bosques adjacentes. Uma antiga base militar norte-americana no sul do aeroporto dará espaço ao novo terminal. Os custos da pista e do terminal estão estimados em 4 bilhões de euros.
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