Apenas seis dias após notificar a American Airlines de uma multa no valor de US$ 787.500,00 por violações relativas a procedimentos de manutenção em três casos diferentes, o FAA (Federal Aviation Administration) informou que a empresa receberá uma segunda multa no valor US$ 300.000,00 por ter sido detectado um quarto caso em desacordo com os regulamentos federais norte-americanos.
Este novo desrespeito aos procedimentos aplicáveis envolveu uma aeronave MD-82, e ocorreu quando os mecânicos, para recolocarem a aeronave em voo, mascararam uma falha no sistema de aquecimento do pitot (pitot probe heater) que fornece informações aos instrumentos do comandante anotando que o problema era somente nas luzes indicativas do painel (pitot/stall heater light off).
A luz inoperante não é um item “no go” segundo o MEL (Minimum Equipment List), o que significa que o avião pode ser devolvido ao voo com tal problema visando um conserto posterior.
Entretanto o MEL é claro em relação ao problema real, que era no aquecimento do pitot, e apesar de também não ser um item “no go” impõe restrições para que o avião seja liberado para voar com tal defeito. Tais restrições dizem que, por não haver aquecimento (resultando em risco de acúmulo de gelo no pitot e falsas leituras), o avião deverá ficar restrito a voar durante o dia e em condições visuais.
Como o problema foi mascarado, os pilotos que operaram o avião por um total de 5 voos antes que o reparo fosse feito não sabiam de tais restrições, criando uma situação potencialmente arriscada.
A American Airlines ainda pode recorrer em relação a ambas as multas, que somam mais de US$ 1 milhão.
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