Em reunião realizada nesta quinta-feira, dia 4 de março, o SNA cobrou da GOL/VRG providências quanto às reclamações levadas pelo sindicato à empresa no dia 28 de janeiro. A companhia anunciou que contratará 240 comissários até o final do ano, 80 deles já estão em processo de treinamento e outros 90, em seleção. No momento, 50 novos co-pilotos já foram contratados e mais 60 estarão trabalhando na empresa até o mês de junho.
A contratação de novos aeronautas, de acordo com a GOL/VRG, ajudará a resolver o problema das escalas de voo programadas e executadas. Ainda segundo a companhia, outras soluções estão em curso, como um treinamento para atendimento ao público interno oferecido ao setor de escalas. A medida visa sanar o problema narrado por muitos aeronautas de terem sido desrespeitados no setor. A GOL/VRG informou também que será reforçado o papel do mediador de conflitos entre os tripulantes e os escaladores.
Descanso da tripulação
Na reunião do dia 28 de janeiro, o SNA alertou também sobre as acomodações da tripulação fora da base. Diante da exigência do sindicato de que os hotéis que hospedam os aeronautas tenham o mínimo de condições de lazer nas proximidades e que sejam em andares seguros, a GOL/VRG respondeu que a coordenação do trabalho de seleção dos hotéis a partir de agora será feito pela gerência de comissários. A companhia argumentou que a mudança foi feita porque um tripulante terá condições de atuar melhor para decidir onde pernoitará a tripulação, já que conhece de perto as necessidades dos aeronautas.
Benefícios
A GOL/VRG disse que as passagens com desconto já estão estendidas também às aeronautas afastadas por licença maternidade. O SNA cobrou que os trabalhadores afastados com licença previdenciária também recebam o benefício.
Questionada sobre a demanda dos aeronautas de que o crachá permaneça com o trabalhador mesmo ele estando licenciado, a companhia disse que a discussão ainda não foi finalizada na empresa, mas se comprometeu a dar uma resposta em breve. O crachá é muito importante para que o aeronauta possa usufruir dos benefícios como convênios e descontos. A falta da identificação prejudica, inclusive, o livre acesso do trabalhador ao aeroporto.
O sindicato cobrou também que, a exemplo de outras companhias, a GOL/VRG disponibilize assistentes sociais à tripulação, sobretudo para acompanhamento dos trabalhadores fora da base, em casos como os de acidentes e internação.
Ainda foi pauta da reunião, a necessidade de a companhia ter sensibilidade com os aeronautas que participam do processo de seleção. Conforme relatado ao SNA por alguns destes profissionais, tripulantes tem sido acometidos pela chamada “Síndrome do jaleco branco”. A síndrome faz com que, na frente do médico, a pessoa altere o seu quadro de saúde. São de conhecimento do sindicato situações nas quais, por exemplo, o aeronauta tem uma subida abrupta de pressão apenas na presença do profissional de saúde. O SNA pediu que a empresa tivesse sensibilidade nesses casos por não se tratar de um problema crônico, mas sim, uma alteração momentânea do quadro de saúde.
Ponte aérea-escala
A companhia tinha oferecido aos tripulantes cariocas dos voos da ponte aérea a possibilidade da escala dirigida para o Rio de Janeiro. Diante dessa possibilidade, muitos aeronautas abriram mão de imóveis alugados na capital paulista. Entretanto, o que tem acontecido é que cada vez mais os voos estão tendo origem e destino em São Paulo, fazendo com que a tripulação carioca tenha que pernoitar na cidade. Da mesma forma, tem aumentado o número de tripulantes da ponte aérea com residência na capital paulista que estão pernoitando no Rio. Este problema tem causado muitos transtornos para os trabalhadores e, inclusive, para a companhia. A GOL/VRG se comprometeu a fazer uma análise sobre a questão.
PLR 2009 será distribuído em abril
A empresa ainda não fechou os valores do PLR de 2009, mas garantiu que a distribuição será antecipada para o mês de abril, após o pagamento do salário. Quanto ao PLR de 2010, a companhia argumentou que está fechando as metas para posteriormente apresentá-las ao sindicato e juntos elaborarem as regras de participação e distribuição.
Muitas das demandas apresentadas pelo SNA, a própria companhia constatou que são de fato reclamações da categoria, já que foi realizada uma pesquisa de clima na empresa. Na pesquisa, muitas dessas questões também apareceram.
Aeroblog
Aeroblog
Nenhum comentário:
Postar um comentário