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segunda-feira, 22 de março de 2010

GOL / VRG se compromete a contratar mais profissionais



Em reunião realizada nesta quinta-feira, dia 4 de março, o SNA cobrou da GOL/VRG providências quanto às reclamações levadas pelo sindicato à empresa no dia 28 de janeiro. A companhia anunciou que contratará 240 comissários até o final do ano, 80 deles já estão em processo de treinamento e outros 90, em seleção. No momento, 50 novos co-pilotos já foram contratados e mais 60 estarão trabalhando na empresa até o mês de junho.

A contratação de novos aeronautas, de acordo com a GOL/VRG, ajudará a resolver o problema das escalas de voo programadas e executadas. Ainda segundo a companhia, outras soluções estão em curso, como um treinamento para atendimento ao público interno oferecido ao setor de escalas. A medida visa sanar o problema narrado por muitos aeronautas de terem sido desrespeitados no setor. A GOL/VRG informou também que será reforçado o papel do mediador de conflitos entre os tripulantes e os escaladores.

Descanso da tripulação

Na reunião do dia 28 de janeiro, o SNA alertou também sobre as acomodações da tripulação fora da base. Diante da exigência do sindicato de que os hotéis que hospedam os aeronautas tenham o mínimo de condições de lazer nas proximidades e que sejam em andares seguros, a GOL/VRG respondeu que a coordenação do trabalho de seleção dos hotéis a partir de agora será feito pela gerência de comissários. A companhia argumentou que a mudança foi feita porque um tripulante terá condições de atuar melhor para decidir onde pernoitará a tripulação, já que conhece de perto as necessidades dos aeronautas.

Benefícios

A GOL/VRG disse que as passagens com desconto já estão estendidas também às aeronautas afastadas por licença maternidade. O SNA cobrou que os trabalhadores afastados com licença previdenciária também recebam o benefício.

Questionada sobre a demanda dos aeronautas de que o crachá permaneça com o trabalhador mesmo ele estando licenciado, a companhia disse que a discussão ainda não foi finalizada na empresa, mas se comprometeu a dar uma resposta em breve. O crachá é muito importante para que o aeronauta possa usufruir dos benefícios como convênios e descontos. A falta da identificação prejudica, inclusive, o livre acesso do trabalhador ao aeroporto.

O sindicato cobrou também que, a exemplo de outras companhias, a GOL/VRG disponibilize assistentes sociais à tripulação, sobretudo para acompanhamento dos trabalhadores fora da base, em casos como os de acidentes e internação.

Ainda foi pauta da reunião, a necessidade de a companhia ter sensibilidade com os aeronautas que participam do processo de seleção. Conforme relatado ao SNA por alguns destes profissionais, tripulantes tem sido acometidos pela chamada “Síndrome do jaleco branco”. A síndrome faz com que, na frente do médico, a pessoa altere o seu quadro de saúde. São de conhecimento do sindicato situações nas quais, por exemplo, o aeronauta tem uma subida abrupta de pressão apenas na presença do profissional de saúde. O SNA pediu que a empresa tivesse sensibilidade nesses casos por não se tratar de um problema crônico, mas sim, uma alteração momentânea do quadro de saúde.

Ponte aérea-escala

A companhia tinha oferecido aos tripulantes cariocas dos voos da ponte aérea a possibilidade da escala dirigida para o Rio de Janeiro. Diante dessa possibilidade, muitos aeronautas abriram mão de imóveis alugados na capital paulista. Entretanto, o que tem acontecido é que cada vez mais os voos estão tendo origem e destino em São Paulo, fazendo com que a tripulação carioca tenha que pernoitar na cidade. Da mesma forma, tem aumentado o número de tripulantes da ponte aérea com residência na capital paulista que estão pernoitando no Rio. Este problema tem causado muitos transtornos para os trabalhadores e, inclusive, para a companhia. A GOL/VRG se comprometeu a fazer uma análise sobre a questão.

PLR 2009 será distribuído em abril

A empresa ainda não fechou os valores do PLR de 2009, mas garantiu que a distribuição será antecipada para o mês de abril, após o pagamento do salário. Quanto ao PLR de 2010, a companhia argumentou que está fechando as metas para posteriormente apresentá-las ao sindicato e juntos elaborarem as regras de participação e distribuição.

Muitas das demandas apresentadas pelo SNA, a própria companhia constatou que são de fato reclamações da categoria, já que foi realizada uma pesquisa de clima na empresa. Na pesquisa, muitas dessas questões também apareceram.
Aeroblog

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