Presidente brasileiro usa jato que emite menos poluente em viagens internas
Cinco dias antes da Cúpula de Cancún sobre Mudança Climática, a publicação indica que entre 1º de janeiro e 31 de outubro de 2010, os deslocamentos do presidente americano emitiram "quase 20 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2)", um dos principais gases de efeito estufa.
A revista alerta que "percorrer os 50 Estados a bordo do Air Force One, um Boeing 747, tem consequências para o meio ambiente". O artigo compara as emissões do presidente americano com as de seu colega brasileiro, Lula, que este ano também esteve em campanha eleitoral.
- Lula da Silva viajou este ano no Brasil mais que Obama nos Estados Unidos, mas felizmente o presidente brasileiro se desloca de jato, quase uma bicicleta em comparação com o Air Force One.
Segundo a revista especializada em sustentabilidade, "a maratona de Lula para favorecer a eleição de Dilma Rousseff emitiu 7.033 toneladas de CO2".
Sarkozy é o que menos gastou, dentre os líderes citados
O presidente mexicano Felipe Calderón, anfitrião da cúpula de Cancún, fez neste ano 72 viagens por 12 Estados do país, durante a campanha para governador. Ao todo, ele emitiu 7.120 toneladas de CO2, um pouco mais que Lula.
Na classificação de emissões de CO2, em seguida estão o presidente da China, Hu Jintao, com 7.025 toneladas, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, com 5.138 toneladas de CO2, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, com 2.900 toneladas.
Mais de 190 países se reunirão de 29 de novembro a 10 de dezembro em Cancún para tentar conseguir um acordo sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa, um ano depois da fracassada Cúpula de Copenhague.
desástres aéreos
Nenhum comentário:
Postar um comentário