A criação do Multiplus foi confusa desde o início. A decisão de manter tanto o Fidelidade Tam como o Multiplus convivendo ao mesmo tempo não seria um problema, mas a forma que a Tam escolheu para promover sua associação de ambos só tem gerado dor de cabeça.
Na minha opinião, a criação do Multiplus nada mais foi que a forma encontrada pela Tam para que ela pudesse vender mais facilmente pontos do Fidelidade Tam para outras companhias interessadas em distribuí-los aos seus próprios consumidores por meio da promessa da possibilidade de uma passagem aérea gratuita no futuro.
É muito difícil convencer uma empresa, que não seja do grupo Tam, a oferecer aos seus clientes pontos Fidelidade Tam ao comprar seus produtos. Por que? Simplesmente porque toda vez que se fala Fidelidade Tam se faz propaganda da Tam. Que empresa quer gastar com publicidade própria e fazer ao mesmo tempo propaganda de graça para outra (para qual ainda vai pagar pelos serviços). O nome Multiplus facilita as coisas.
O Multiplus então foi criado como uma central de trocas de pontos entre os programas de fidelidade das empresas parceiras. Pontos acumulados em vários programas independentes de fidelidade das parceiras poderiam ser transferidos entre si ou consolidados em um único local, no Multiplus, permitindo assim que o consumidor que consolidou seus pontos nele optasse por usá-los para emitir um prêmio no parceiro que mais lhe interessasse. Na verdade, as passagens aéreas da Tam continuam sendo o prêmio mais cobiçado pelos associados, mas ele pode optar por diárias de hotéis na Accor, combustíveis nos postos Ipiranga e por ai vai. Por mais que os demais programas de fidelidade associados ao Multiplus sonhem em aumentar seus ganhos através de emissão de prêmios com pontos acumulados por associados do Fidelidade Tam, vão ser sempre as passagens aéreas o maior chamariz desse programa.
O problema começou quando o Fidelidade Tam, possivelmente como uma forma de fortalecer o Multiplus e agradar seus demais parceiros, decidiu que os pontos Fidelidade seriam transferidos automaticamente para uma conta Multiplus. Ela acredita que assim os associados do Fidelidade poderiam entender mais facilmente que esses pontos servem para resgatar muito mais que passagens na Tam ou nas cias associadas a ela.
O problema é que o consumidor não entendeu a jogada e a migração dos pontos existentes na conta do Fidelidade para a conta Multiplus gerou problemas para muitos associados que alegam que o número de pontos no Multiplus são inferiores que os anteriormente depositados no Fidelidade Tam.
Melhor seria o Fidelidade ter continuado como era e ter introduzido a opção de transferência de pontos instantânea e sem custos para o Multiplus e vice-versa no momento que o consumidor desejar, além de ter criado uma conta no Multiplus automática para os associados Fidelidade orientando que os mesmos poderiam acumular pontos em outros parceiros e depois transferir do Multiplus para o Fidelidade ou para outro programa associado ao Multiplus quando assim desejarem.
A confusão foi tanta, que ela chegou a enviar um tutorial (não muito claro por sinal) ensinando como o associado Fidelidade pode conseguir consultar seus pontos. Não podemos esquecer que a forma antiga de visualizar os pontos já era longe do ideal e de difícil entendimento pelo consumidor menos acostumado a programas de fidelidade. Esse negócio de Fidelidade Tam ser um programa de relacionamento entre consumidores Tam e a cia aérea e Multiplus o local onde as milhas são depositadas não são conceitos fáceis de passar.
Se você é associado ao Fidelidade Tam, vale a pena conferir os pontos depositados na sua conta Multiplus.
Aquela passagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário