PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 2 de junho de 2009

EUA descola doze F-22 para o Japão


Dias após a Coréia do Norte realizar um novo teste nuclear e efetuar novos disparos de mísseis, o Governo dos Estados Unidos decidiu reforçar sua presença no Pacífico enviando doze F-22 Raptor para a base aérea de Kadena, no Japão.

Os primeiros quatro aviões, que pertecem ao 94th Fighter Squadron, partiram da base aérea de Langley, no último dia 26 de maio e chegaram a província japonesa de Okinawa no dia 30.

O deslocamento dos aviões ocorreu após uma conversa telefônica entre o presidente dos Estados Unidos Barack Obama e o premiê japonês Taro Aso. Pouco antes, o secretário de Defesa americano, Robert Gates, afirmou que os EUA está se movimentando para poder responder rapidamente qualquer ação hostil da Coréia do Norte.

O envio dos Raptor acontece apenas em meio à escalada de tensão na região, onde os vizinhos da Coréia do Sul já falam em ações sérias contra Pyongyang.

Em nota distribuída pela assessoria de imprensa do Kremlin, consta que o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, e o premiê japonês disseram que os testes nucleares da Coreia do Norte exigem a “mais séria reação”. As partes foram unânimes na necessidade de reagir da maneira mais séria as ações norte-coreanas, que representam um desafio ao sistema de segurança internacional. No entanto, a China pede discernimento nas decisões e acredita que a solução virá através da diplomacia.

Embora busque uma solução pacifica para o caso, os EUA manterá doze F-22 no Japão por no mínimo quatro meses.

Mesmo com o deslocamento dos aviões, a Coréia do Norte não se mostra intimidada, segundo jornais sul-coreanos, o vizinho está preparando o teste de outro um míssil de médio alcance em sua costa sudeste. O míssil estaria sendo preparado para o lançamento a partir da base de Anbyon, cerca de 100 km a nordeste de Seul.


Fonte: AIR ON LINE

Nenhum comentário: