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terça-feira, 13 de setembro de 2011


GOL: Previsão de Novos Vôos Internacionais. Curaçao Ameaçado?

O Presidente da Gol em entrevista a meios de comunicação, entre outras declarações, disse que a Gol está de olho em Barbados, Isla Margarida e Havana. Não citou nada de Saint Marteen ou Punta Cana

Babados está previsto para iniciar-se no dia 26 de junho, segundo o Panrotas.

Interessante notar que o vôo para Curaçao não está mais a venda a partir de 10 de abril. O Leonardo, leitor do Aquela Passagem, ficou sabendo dessa informação e foi verificar a situação da sua passagem emitida para depois dessa data. Foi orientado que seria alocado em congêneres já que estariam resolvendo pendências com governo local…

Tomara que a Gol não comece a voar e depois pare de voar rotas a todo instante. Isso gera insegurança no consumidor que acaba optando por uma outra empresa com um serviço igual ou melhor que o da Gol para o Caribe.

Em entrevista ao Panrotas, Constantino deu entender que quer implantar um modelo low cost nos check in da Gol: auto-atendimento.

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Category: Cias Aéreas, Novos Vôos

Três morrem em queda de avião de pequeno porte no Norte do Paraná


Acidente aconteceu por volta das 9h, desta terça-feira (13/9), em Ângulo.
Bimotor decolou de Maringá e seguiria para uma fazenda no Mato Grosso.

Do G1 PR, com informações da RPC TV de Maringá

Avião bimotor caiu em uma propriedade rural de Ângulo, Norte do Paraná (Foto: Reprodução RPCTV)Avião bimotor caiu em uma propriedade rural de Ângulo, Norte do Paraná (Foto: Reprodução RPCTV)

Três pessoas morreram na queda de um avião, por volta das 9h desta terça-feira (13), em Ângulo, a 32 km de Maringá, na região Norte do Paraná. O bimotor prefixo PP-KST caiu em uma propriedade rural no distrito de Água da Valência. Os três ocupantes da aeronave ficaram presos às ferragens.

Segundo informações do Aeroporto de Maringá, a aeronave decolou do aeroporto da cidade às 8h24 e o último contato com a torre de Londrina foi às 8h50. O avião é da Construtora Sanches Tripolini, de Maringá.

O avião seguiria para uma fazenda no estado de Mato Grosso. As causas do acidentes ainda não foram apuradas.

Em nota, a Construtora Sanches Tripoloni informou que a aeronave bimotor modelo Beechcraft Baron G-58 e prefixo PP-KST é de propriedade de um dos sócios da empresa, Antonio Sanches. Estavam a bordo o piloto Juliano Vargas Vital, de 28 anos, e os passageiros, Nelson Busato dos Santos Junior e Paulo Ferracini, de 42 anos, genro de um dos sócios da companhia. "O piloto era experiente e já somava mais de duas mil horas de vôo. A aeronave foi adquirida pelo atual proprietário neste ano e contava com 200 horas de vôo", diz a nota assinada pela assessoria de imprensa da empresa.

Fonte: G1- Globo

Aeronautas: todos unidos na campanha salarial 2011


É dada a largada na campanha salarial unificada de aeronautas e aeroviários, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). HOJE, dia 13 de setembro (terça-feira), estaremos reunidos na primeira Assembleia Geral Extraordinária da campanha, promovida pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), em várias bases do país.

A nossa participação – de todos aeronautas – é essencial para que tenhamos força para conquistarmos um reajuste justo, capaz de dar conta das perdas dos últimos anos, tanto nos salários quanto nos demais benefícios.

A Assembleia Geral Extraordinária será realizada às 12h30min, na sede, subsedes e representações do SNA que seguem abaixo:

  • Rio de Janeiro - RJ: Av. Franklin Roosevelt, 194 - 8º andar - Castelo
  • São Paulo - SP: Av. Washington Luiz, 6817, sala 101 - Congonhas
  • Brasília - DF: SRTVS, Qd. 701, conj. E, bloco 24, sala 102 - Ed. Palácio da Rádio II
  • Belém - PA: Av. Senador Lemos, 4680 - salas 2 e 3 - Sacramento

Na Assembleia, iremos debater e decidir nossa pauta de reivindicação para a renovação dos itens econômicos da CCT 2011/2012. Nossa presença nas assembleias é muito importante para fortalecer a democracia e a nossa capacidade de enfrentar os sindicatos patronais do setor, através do SNA.

O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, na edição do dia 9 de setembro. O SNA conta com a participação de todos(as)!

Fonte: SNA

Virgin faz feira para achar fornecedores e contrata para ir ao espaço


Empresa de Richard Branson que fará viagens espaciais oferece folgas em sextas-feiras, benefícios e "salário competitivo"


A Virgin Galactic, empresa criada pelo bilionário Richard Branson para ser a primeira a oferecer viagens comerciais ao espaço, vai realizar um evento no dia 18 de outubro para descobrir fornecedores de bens e serviços. No comunicado de divulgação, a companhia destaca as oportunidades do encontro, mas alerta: "não será uma feira de empregos". A procura de interessados em trabalhar no projeto é grande, uma vez que a companhia anuncia altos salários e benefícios atrativos aos possíveis contratados.

Foto: Divulgação

Teste da VSS Enterprise; ao fundo, o aeroporto que a Virgin constroi no Novo México (EUA)

Um desses benefícios é a jornada 9/80, ou seja, em nove dias o funcionário trabalha 80 horas, completando a carga de duas semanas sem precisar trabalhar o décimo dia. Assim, trabalha-se uma semana normalmente e a outra, só até quinta-feira. Segundo a Virgin, é algo "desejado" e que supostamente deve atrair pretendentes. Além disso, o site da empresa promete "salário competitivo" e "abrangente pacote de benefícios".

A Virgin Galactic, assim como a empresa que criou para fabricar as aeronaves – chamada The Spaceship Company –, têm ou terá vagas em aberto para uma série de carreiras. Desde controladores financeiros e inspetores de qualidade, até empregos "com emoção", como pilotos astronautas (neste caso, apenas para cidadãos americanos). No total, incluíndo a gravadora, a companhia aérea e outros braços empresariais, a Virgin emprega mais de 47 mil pessoas.

Os primeiros voos tripulados das esquisitas aeronaves da Virgin vêm ocorrendo com sucesso, e o aeroporto que Branson está construíndo no deserto de Mojave (no estado americano do Novo México) deve ficar pronto em 2013. Cada voo ao espaço deve custar em torno de US$ 200 mil (ou R$ 320 mil), segundo estimativas da empresa.

O evento anunciado para o dia 18 de outubro, chamado Virgin Galactic Industry Day, será o primeiro do tipo feito pela empresa. Na última quinta-feira, a Virgin Galactic anunciou ter apontado Steven J. Isakowitz para vice-presidente executivo e CTO (maior responsável pela área de tecnologia) da companhia. Isakowitz é ex-executivo da Nasa e ex-servidor da Casa Branca. Outros funcionários da agência espacial americana passaram recentemente ao setor privado.

A Virgin Atlantic Airways, empresa aérea "convencional" de Branson, afirmou ter planos de abrir rotas de voo para o Brasil em breve. A companhia também declarou interesse em usar o etanol brasileiro em seus aviões.

Fonte: IG

Veja como funciona o serviço de bordo(lanches) pago da GOL




Em junho a GOL começou oferecer um serviço de bordo pago em 10 vôos. A intenção é das mais opções para quem quer um lanche melhor. Na semana passada esse serviço foi ampliado para 37 vôos e resolvemos fazer um post detalhando como funciona o serviço.

Primeiro é preciso deixar claro que o serviço antigo, permanece se nenhuma alteração. Continuam servindo gratuitamente sucos, refrigerantes, bolachas e outros petiscos.

O serviço pago está disponível apenas nos vôos que partem de: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Porto Alegre, Belém, Fortaleza, Salvador, Natal e Foz do Iguaçu.

Quando você for comprar uma passagem partindo de uma das cidades acima ou foi fazer o chekin, será avisado que o vôo terá disponibilidade do serviço de bordo pago.

O pagamento será feito em dinheiro ou cartão de crédito durante o vôo.

Curiosidade: Os tripulantes já estão orientados para ou manipularem o dinheiro ou servirem o lanche.

Fonte:Blog Melhores Destinos

Clicando na imagem abaixo você pode conferir o cardápio.

cardapido gol

TAP recebe prêmio do mais prestigiado concurso anual de vinhos




Pela primeira vez, a TAP recebeu três prêmios da Global Traveler Magazine (Global Traveler - Wine on the Wings 2011 Award), o mais prestigiado concurso anual de vinhos servidos a bordo, pelos vinhos da Carta 2011, anunciou a transportadora em comunicado divulgado nesta sexta-feira (2).
O concurso foi realizado no dia 25 de maio na Accademia di Vino, em Nova Iorque. Ao total trinta juízes e um especialista participaram da prova cega de vinhos brancos, tintos e espumantes das companhias aéreas. Os juízes vieram de uma ampla gama de especialidades, incluindo jornalistas, sommeliers, donos de lojas de vinhos e vinicultores.
No total, 28 companhias aéreas de grande porte participaram, fornecendo 136 amostras para degustação. A Global Traveler é uma publicação norte-americana exclusiva para conduzir esse tipo de pesquisa nos Estados Unidos. É considerada a maior publicação voltada para viajantes a negócio em First e Business Class.

A TAP recebeu o primeiro lugar na categoria de vinho tinto, com o “Casa de Santar Dão Reserva 2007”, um vinho que os juízes consideraram complexo, muito bem equilibrado e saboroso.
Na categoria espumante a TAP ficou em terceiro lugar com o “Luis Pato 2010” e em quarto lugar na categoria de vinho branco com o “Paulo Laureano Alentejo Branco Reserva 2010”.

"É sempre gratificante ver a qualidade e diversidade de vinhos das companhia aéreas crescer. E isso foi especialmente evidente neste ano. Negócios e passageiros de primeira classe dessas companhias podem contar com uma variedade de gostos tentadora”, disse a diretora Eunice Fried que passou meses se preparando para a prova cega. Fried é uma jornalista talentosa e uma perita respeitada de vinhos, reside na cidade de Nova Iorque.

"Estamos incrivelmente orgulhosos de nossa pesquisa de vinho", disse Francis X. Gallagher, editor e diretor executivo da Global Traveler. "Um grande parabéns a todos os vencedores. É incrível o quanto a pesquisa tem crescido nos últimos sete anos. Fico feliz que a pesquisa se expandiu para incluir cabines premium e voos internacionais de primeira classe de companhias norte-americanas, uma vez que há tanto tempo, esforço e investimentos dispensados para propiciar aos passageiros premium uma experiência de excelente qualidade”.

"Estamos profundamente lisonjeados e felizes por recebermos essas premiações pela Global Traveler Magazine. É o resultado da nossa dedicação e compromisso com a qualidade dos nossos produtos. E usaremos com muito orgulho o selo da Global Traveler em nossas cartas”, afirma Luiz Mór, vice-presidente da TAP.

A TAP orgulha-se da excelente produção vinícola de Portugal. Todos os vinhos servidos são portugueses. A carta atual traz belos vinhos do Douro, do Alentejo, Dao e Bairrada. São disponibilizados dois tintos, um branco e um espumante em cada voo e existe uma rotação mensal dos 11 rótulos selecionados.
Sempre há um vinho ideal para harmonizar-se com as entradas e os pratos quentes criados por Chefs do porte de Vitor Sobral, em Lisboa e Danio Braga, no Brasil. Um cuidadoso trabalho, baseado em pesquisas constantes, para que cada refeição a bordo das aeronaves da companhia torne-se uma inesquecível experiência para os passageiros.

A carta de vinhos está organizada de uma maneira especial, complementada por uma consistente seção na revista UP, a premiada revista de bordo da TAP. Produzida nas versões português e inglês, apresenta descrições importantes que auxiliam o viajante no momento da escolha, entre elas o nome do vinho e das uvas, o ano e os detalhes da textura do produto. Para uma melhor visualização, os vinhos ainda estão classificados em cinco categorias: espumantes, vinhos do Porto, brancos, tintos e rosés.

Fonte: Portugal Digital

Frotas atualizadas – Empresas brasileiras (Setembro de 2011)


Empresas domésticas:

Azul Linhas Aéreas:

10 Embraer 190

21 Embraer 195 (PR-AYT foi recebido na segunda quinzena de maio)

08 ATR 72-200

Este ano chegarão os primeiros ATR 72-600 no segundo semestre, de uma encomenda total de 40 aeronaves, além de 9 novos jatos da Embraer.

Avianca Brasil:

05 Airbus A318-121 mais 10 encomendados

03 Airbus A319-115

04 Airbus A320-214 encomendados

14 Fokker 100 (MK 28)

Gol Transportes Aéreos

34 Boeing 737-700NG

66 Boeing 737-800NG

Em 2012 mais 4 Boeing 737-800NG SPF; Em 2013 mais 2 Boeing 737-800NG SPF; Em 2014 mais 4 Boeing 737-800NG SPF e em 2015 mais 6 Boeing 737-800NG SPF.

PumaAir

02 Boeing 737-322

01 Boeing 767-300ER arrendado da VRG para operar a linha de Luanda encomendado.

TAM Linhas Aéreas

24 Airbus A319

85 Airbus A320

09 Airbus A321

20 Airbus A330-200

02 Airbus A340-500

03 Boeing 767-300ER

04 Boeing 777-300ER

Soma-se a este 2 Airbus A319 e 1 Airbus A320 da Pantanal. Sobre planos futuros da frota TAM, a empresa espera receber em 2011 mais 3 Airbus A319. Em 2012 chegarão 4 Boeing 777-300ER e 13 Airbus da família A320, além da devolução de dois Airbus A340 e outros 13 Airbus A320, sendo que quatro com vencimento de leasing; Em 2013 chegarão 2 Boeing 777-300ER e 5 Airbus da família A320; Em 2014 chegarão 2 Boeing 777-300ER, 3 Airbus A330 e 4 Airbus A320. Em 2015 chegam mais 2 Airbus A330 e 6 Airbus A320. Entre 2016 e 2018 espera receber 22 Airbus A320neo, 10 aeronaves da família A320 (podendo ser A319, A320 e A321). Observação: O plano detalhado de frota da TAM, a partir de 2012, encontra-se ainda em revisão pela equipe do Portal Aviação Brasil.

VRG Transportes Aéreos

09 Boeing 737-700NG

09 Boeing 737-800

04 Boeing 767-300ER

Webjet

24 Boeing 737-300

Whitejets

01 Airbus A310-300 e 01 A320-200.

Empresas regionais:

Abaeté: 2 Embraer 110

Mais Linhas Aéreas: 02 Fokker 100 encomendados

MAP Linhas Aéreas: 01 ATR 42-312

Meta: 2 Embraer 120

NHT: 6 Let 410

Noar: 1 Let 410 mais um encomendado. Perdeu-se em acidente fatal neste mês a aeronave PR-NOB, vitimando todos os seus passageiros e ocupantes em Recife.

Passaredo: 1 ERJ 135 e 14 ERJ 145.

Sete: 5 Cessna 208B Caravan e 1 Embraer 120. Encomendado mais um Brasília, que voou na Air Minas.

Sol: 1 Let 410

Team: 1 Let 410

Trip: 11 ATR 42-300, 8 ATR 42-500, 13 ATR 72-212A (Série 500), 2 ATR 72-212, 9 Embraer 175 e 5 Embraer 190. Deve receber seu primeiro ATR 72-600 ainda em 2011. Existem encomendas ainda de outros 17 ATR 72-600, 6 Embraer 170 e 14 Embraer 190.

Empresas cargueiras:

Absa: 3 Boeing 767-300ERF

Air Brasil: 1 Boeing 727-227F

CargoBis: 2 Boeing 757-200F encomendados

MTA Cargo: 3 Douglas DC-10-30F

Mega: 1 Cessna 208B Caravan

Rio Linhas Aéreas: 6 Boeing 727-200F e 1 Boeing 767-20oF (PR-IOE) . Encomendados 1 Boeing 727-200F e 1 Boeing 767-20oF.

Sideral: 1 Boeing 737-300F

SP Cargo Air: 1 Boeing 727-200F encomendado

TAF: 1 Boeing 727-200F e 4 Cessna 208, sendo um da versão 208A e três da versão 208B

Total: 3 ATR 42-500 e 6 Boeing 727-200F

Varig Log: 2 Boeing 727-200F, 1 Boeing 737-400F e 1 Boeing 757-200F. Deve receber mais um Boeing 737-400F e um 767 Cargueiro ainda em 2011.

Empresas Particulares:

Air Amazônia: 1 Embraer 120RT (PT-SLE) ex Rio Sul e OceanAir

Fonte: Aviação Brasil.

Avião da TRIP com janela trincada faz pouso emergencial em São Paulo



O voo 5385 seguia do Aeroporto de Marília para o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo


Um avião da Trip Linhas Aéreas fez um pouso de emergência no Aeroclube de Bauru, interior de São Paulo, pela manhã de 12/09/11, em decorrência de uma trinca no vidro de uma das janelas.

O voo 5385 seguia do Aeroporto de Marília para o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. Depois do voo ser alternado, por volta das 11 horas, os passageiros seguiram para São Paulo de ônibus. Ninguém se feriu.

Às 16h30, a aeronave continuava no aeroclube. Uma equipe de manutenção seguia para o local para reparar o problema na janela.

Fonte: IG

Justiça paralisa obras no Aeroporto de Guarulhos-SP.

Juíza mandou interromper a construção de terminal por falta de licitação


A Justiça Federal determinou a imediata paralisação da obra de construção do terceiro terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos, segundo nota divulgada pelo órgão hoje. A justificativa da juíza Louise Vilela Filgueiras Borer para a medida é a contratação sem licitação da empresa responsável pelo novo terminal, a Delta Construções S/A.

A Infraero alega que não realizou procedimento licitatório devido à urgência causada pela proximidade da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, bem como de se evitar um "caos aéreo" no fim do ano. Para o Ministério Público Federal, no entanto, trata-se de uma "urgência provocada", para forçar os órgãos do controle do patrimônio público a aceitar as contratações à margem da Lei de Licitação.

De acordo com a juíza, não se justifica a dispensa de licitação com base na urgência pois a necessidade da ampliação do aeroporto é antiga e a possível situação de "caos aéreo", prevista pela própria Infraero, tem origem na inércia da própria Administração Pública.

"É uma necessidade pública já existente há anos, que só agora se visa atender com pressa, com urgência, alegando-se prejuízos à população se não realizada a obra em 180 dias", afirmou a magistrada.

Louise Vilela ainda ressalta que a licitação existe para garantir a devida publicidade aos atos da administração e que não pode ser vista como um entrave.

Além da paralisação imediata das obras, pela decisão, a Infraero fica proibida de efetuar qualquer pagamento à empresa Delta até o final do julgamento da ação. Caso a determinação seja descumprida, as rés (Infraero e Delta) deverão pagar multa diária de R$ 100 mil.

Fonte: IG